Domingo, 28 de Abril de 2024
25°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Política Julgamento

Prefeito Juninho é absolvido na sessão de julgamento nesta terça-feira (12), na Câmara de Inhaúma

O prefeito foi absolvido tendo 5 vereadores votado a favor da cassação e 4 votado contra

12/03/2024 às 13h29
Por: Redação Fonte: Mega Cidade
Compartilhe:
O prefeito Juninho
O prefeito Juninho

A Câmara Municipal de Inhaúma realizou nesta terça-feira (12), às 10 horas, o julgamento do processo nº 05/2023 que resultou na absolvição do prefeito Juninho, com base no Decreto-Lei nº 201/1967. O prefeito foi absolvido tendo 5 vereadores votado a favor da cassação e 4 votado contra.

Como para haver a cassação haveria a necessidade de dois terços dos votos pela procedência da denúncia,  o resultado de 5 a 4 não foi suficiente, resultando no arquivamento do processo.

No dia 9 de agosto do ano passado (2023) foi instaurada a Comissão Processante para apurar o suposto esquema de locação de máquinas envolvendo o Município de Inhaúma junto a AMAV (Associação dos Munícipios da Microrregião do Alto do Rio das Velhas) que tem sido um dos assuntos mais comentados pela população Inhaumense.

Durante o julgamento foi lido o relatório final da Comissão, sendo o parecer favorável à cassação do prefeito Juninho.

Conforme publicado pelo Site Mega Cidade, a primeira denúncia ocorreu em 2023 pela vereadora Patrícia Professora, tendo o prefeito de Inhaúma Juninho e o presidente da AMAV, Edson Vargas, se recusado a fornecer os documentos solicitados pela Câmara.

Assim sendo o prefeito Juninho descumpriu o mandado de segurança na Justiça, pela suspeita de fraude em obras e medições para pagamento sem processo licitatório, não tendo apresentado documentos solicitados, através do Requerimento Nº 059/2022 de autoria da vereadora Patrícia Professora.

De acordo com informações, a máquina locada pela AMAV seria de um empresário do município de Fortuna de Minas e que o prefeito Juninho teria adquirido uma fazenda nas mãos deste proprietário.

A situação gerou suspeita pelo fato do prefeito Juninho e o presidente da AMAV, Edson Vargas, se negarem a prestar as informações e o fornecimento de documentos sobre a locação da máquina.

A vereadora Patrícia Professora disse que a máquina ficou trabalhando no barranco da referida área de risco, sendo que as pessoas que perderam as casas no bairro dos Milagres ainda continuam no aluguel. Segundo ela, muito recurso público foi para o ralo, pois o serviço não foi feito no local.

Esquema de locação de máquinas da AMAV em Matozinhos

Em agosto de 2023 foi concluída uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que aponta um esquema de corrupção de locação de máquinas junto a AMAV e a Prefeitura de Matozinhos.

De acordo com a CPI, houve desvio de cerca de 20 milhões da AMAV, por locação de máquinas, de veículos roubados, placas clonadas e superfaturamento, cometidos pela equipe da prefeita Zélia.

O vice-prefeito Vinícius Araújo, o ex-prefeito e ex-secretário de governo Antônio Divino e mais outros 7 servidores também foram apontados como parte do esquema de desvio milionário na Prefeitura de Matozinhos.

Assim sendo, os supostos esquemas de locação de máquinas junto à AMAV não ocorreu somente em Inhaúma, tendo sido confirmado pelos vereadores, através da CPI da Câmara de Matozinhos.

Julgamento

Votaram pela cassação os vereadores: Rodrigo Serralheiro, Patrícia Professora, Marreta, Rogério dos Maias e Ledim.

Votaram pela absolvição: Davi, Gordo, Preto Borracheiro e Cris dos Quartéis.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 19h07 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 28°

Seg 28°C 17°C
Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 16°C
Qui 29°C 16°C
Sex 30°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes