
As hortas comunitárias urbanas são um orgulho de Sete Lagoas e a Prefeitura promove várias ações para manter e fortalecer este programa que envolve mais de 270 famílias. Agora, que produz hortaliças e legumes nos canteiros do bairro Cidade de Deus tem um motivo a mais para comemorar. A horta receberá, por meio de uma parceria público-privada, uma melhoria aguardada há mais de duas décadas.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuário direcionou parte de um Termo de Compensação firmado com a Gran Urbanismo Empreendimentos para trocar todo o cercamento da horta já que o atual está em condições precárias. “A atual gestão tem credibilidade e isso possibilita a celebração de importantes parcerias. Será revitalização de todo entorno, com limpeza e substituição de todo cercamento. O programa das hortas urbanas e premiado no Brasil e no exterior e sempre mereceu atenção especial. Estamos trazendo mais dignidade para os produtores e valorizando ainda mais este projeto”, comentou Dr. Edmundo Diniz, secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária.
O alcance dos benefícios provocados pelo programa de hortas comunitárias urbanas são incalculáveis. A proposta se tornou referência nacional como ação bem sucedida de política pública, foi tema de diversas reportagens a nível nacional e de modelo para municípios de todo país. Os produtos plantados e colhidos são vendidos diretamente pelos produtores nas próprias hortas, em mercados da cidade, feiras, entregues em domicílio e fornecidos ao Programa Nacional de Desenvolvimento da Alimentação Escolar (PNAE).
“Temos novos projetos que serão estendidos também para outras hortas. Este apoio é o reconhecimento da importância deste programa muda vidas e resgata a cidadania. É muito bom constatar que não só a Prefeitura, mas também a iniciativa privada tem total interesse em apoiar este tipo de projeto. Com isso vamos mudando a realidade das pessoas”, ressalta Ariane Geralda Moreira dos Santos, diretora do Departamento de Agropecuária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agropecuária.
A limpeza e a instalação da nova estrutura de cerca começam já na próxima segunda-feira, 15 de abril. A perspectiva de uma nova realidade provoca o sentimento de gratidão em quem produz hortaliças de alta qualidade há quase 20 anos. “Este é um desejo de muitos anos de todos nós produtores. Recebemos a notícia desta realização com muita alegria. Agradecemos a Prefeitura e também a empresa parceira no projeto”, comentou Luciene Teixeira Rocha, produtora e presidente da Associação dos Produtores da Horda do Cidade de Deus. “A cerca atual na verdade não cerca nada. Um cercamento novo vai garantir nossa tranquilidade e ainda transformar o visual de nosso espaço”, completou o produtor Admilson José Ferreira.

Socorro Em resposta rápida, SAMU atende idoso que teve parada cardíaca em loja do centro de Sete Lagoas
Processo seletivo Secretaria de Saúde de Sete Lagoas anula processo seletivo para assistentes sociais e psicólogos
Assistência social Cartilha mostra a força da solidariedade em Sete Lagoas: são 112 organizações atuantes Mín. 15° Máx. 28°

