Segunda, 29 de Abril de 2024
30°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Cidades Pipas

Guarda Municipal atua na fiscalização de pipas com linha chilena e cerol em Sete Lagoas

15/04/2024 às 11h28
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a GCM
Compartilhe:
Instagram/Reprodução
Instagram/Reprodução

Uma mistura que pode ser fatal: Pó de vidro e cola. As linhas cortantes podem acabar não apenas com a brincadeira mas também com a vida das pessoas.

Com o objetivo de orientar quem empina pipa, também conhecido como papagaio, e diminuir os riscos de acidentes e até mortes, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Sete Lagoas realiza fiscalizações e trabalhos de orientação sobre o perigo da linhas cortantes.

No município de Sete Lagoas temos a lei municipal 8715 de 22 de dezembro, que proíbe a comercialização de linhas cortantes, além disso temos ainda o Decreto Municipal 6281 de junho de 2020, que regulamenta a fiscalização quanto ao uso e comercialização de linhas cortantes no âmbito do Município, com base na lei estadual 23515 de 20 de dezembro de 2019. Sendo de competência da Guarda Civil Municipal a fiscalização, notificação e apreensão dos materiais por uso ilegal.

“Este ano, começamos mais cedo. Já estamos orientando, conscientizando e retirando das ruas o material. Uma linha com substâncias cortantes se transforma em uma verdadeira navalha, representando risco de grave acidente a motociclistas, ciclistas, pedestres, skatistas, animais e outros”, afirma o Comandante da Guarda Civil Municipal Sérgio Andrade.”

Durante a fiscalização, as equipes da GCM irão apreender todo o material cortante (cerol/linha chilena ou similares). Após serem recolhidas, os responsáveis serão identificados, notificados e os materiais catalogadas e depois incinerados.

A Guarda Civil Municipal recomenda que a prática de soltar pipa seja realizada em locais seguros onde não haja rede elétrica, nem vias de tráfego e solicita aos pais que orientem seus filhos quanto a proibição do uso de cerol e linha chilena e quanto aos riscos que o descumprimento desta norma pode causar a terceiros e a si mesmos.

A corporação conta ainda com a ajuda da população, que pode fazer denúncias através do telefone 153.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 13h07 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 28°

Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 17°C
Qui 29°C 16°C
Sex 30°C 16°C
Sáb 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes