Quinta, 20 de Junho de 2024
15°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Saúde Assistência Social

O Papel Vital do Assistente Social nas Unidades de Saúde

22/05/2024 às 14h57
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom do HNSG
Compartilhe:
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa
Os assistentes sociais podem atuar em diversas áreas, incluindo saúde, educação, previdência social, habitação, assistência social, cultura, esporte, organizações não governamentais (ONGs), e empresas privadas, entre outros. No ambiente hospitalar, sua atuação é voltada para a garantia de direitos aos pacientes, orientando-os sobre seus direitos e necessidades na saúde e no seu papel no tratamento.

Dentro das unidades hospitalares, o assistente social realiza ações direcionadas a garantir direitos ao público atendido, proporcionando orientações que facilitam o acesso a informações sobre saúde, promoção, prevenção de doenças, etc.

A articulação com toda a rede de atendimento do município de Sete Lagoas e região é constante, envolvendo secretarias de saúde, de assistência social, conselho tutelar, Ministério Público, entre outros, para responder às demandas sociais que se manifestam no contexto de adoecimento.

Dentro de hospital filantrópico, o papel do assistente social é fundamental para assegurar que os pacientes, muitas vezes provenientes de comunidades vulneráveis, tenham acesso integral e equitativo aos serviços de saúde.

Este profissional atua na identificação e atendimento das necessidades sociais dos pacientes, coordenando programas de suporte que incluem desde orientações sobre direitos e benefícios sociais, encaminhamentos para rede de atendimento para acesso a programas, benefícios e serviços socioassistenciais. 

O serviço social visa romper com a ideologia da caridade e do favor. Assistente social viabiliza o acesso a direitos garantidos por lei.até o encaminhamento para redes de apoio e serviços comunitários.

Além disso, o assistente social trabalha na promoção da participação ativa dos usuários nos processos de cuidado, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e para a efetivação dos princípios de justiça social e solidariedade que norteiam as instituições filantrópicas.

O trabalho do Assistente Social no HNSG

Claudenice Moreira Costa, Assistente Social do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), compartilha informações sobre o papel essencial do assistente social dentro da instituição. Segundo ela, os assistentes sociais desempenham funções vitais na análise, elaboração, coordenação e execução de planos, programas e projetos que visam garantir os direitos da população e facilitar o acesso às políticas sociais.

"O papel do assistente social na saúde é determinante para garantir o acesso às políticas públicas. Afinal, o processo saúde-doença é, antes de mais nada, uma definição social. E, apenas o assistente social possui prerrogativa para entender os fenômenos socioculturais e econômicos de seus usuários", destaca.

Atribuições do Assistente Social no HNSG

Dentro do HNSG, os assistentes sociais são responsáveis por garantir que os pacientes tenham acesso aos direitos e serviços de saúde de forma equitativa. Claudenice destaca que este trabalho envolve várias etapas:

  1. Análise de Situações: Avaliação das condições sociais e necessidades dos pacientes.
  2. Elaboração de Planos: Desenvolvimento de estratégias para atender às necessidades identificadas.
  3. Coordenação de Programas: Supervisão de iniciativas voltadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças.
  4. Execução de Projetos: Implementação de ações que assegurem o acesso a serviços e benefícios sociais.

Intervenção Social e Articulação de Redes

O papel do assistente social não se limita ao ambiente hospitalar. Claudenice explica que é fundamental criar conexões com outras redes de atendimento, como secretarias de saúde, assistência social, conselhos tutelares e o Ministério Público. "Nossa atuação envolve a articulação com toda a rede de atendimento do município de Sete Lagoas e região, para responder às demandas sociais que se manifestam no contexto de adoecimento," afirma Claudenice.

Promoção de Direitos e Acesso à Saúde

A Constituição Federal de 1988 e a Lei nº 8.080/1990, garantem que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado, assegurado mediante políticas sociais e econômicas. Claudenice ressalta que "o assistente social desempenha um papel crucial na viabilização deste acesso, considerando os determinantes sociais da saúde, como alimentação, moradia, saneamento básico, educação e renda."

Como Manter contato com o Profissional

O paciente que se encontra em atendimento, em qualquer setor do HNSG, pode acionar a Assistente Social a qualquer momento.

Pode solicitar a qualquer profissional do Hospital ou mesmo na Recepção.

Por telefone, dois ramais que podem ser acionados:
2107-6040 setor Psicossocial do Hospital.
2107-6228 setor Psicossocial da Hemodiálise.

Além do contato geral do Hospital: (31) 2107-.6000

Responsabilidades do Profissional na Saúde Pública

  • Compreensão e Encaminhamento: Avaliar a situação do usuário e realizar o encaminhamento adequado.
  • Orientação sobre Direitos: Informar os usuários sobre seus direitos e o papel como cidadãos.
  • Facilitação de Acesso: Assegurar o acesso universal e igualitário aos serviços de saúde.
  • Debate Interdisciplinar: Discutir a situação social do paciente com outros profissionais de saúde.
  • Participação Interdisciplinar: Participar de encontros interdisciplinares sempre que possível.
  • Acompanhamento e Estímulo: Acompanhar e estimular o tratamento de saúde do usuário.
  • Envolvimento Familiar: Alertar os familiares sobre a importância do apoio no tratamento.
  • Organização de Espaços: Criar espaços para estimular a participação popular nas decisões de políticas públicas.
  • Encaminhamento para Políticas Públicas: Facilitar o acesso a outras políticas públicas e serviços.
  • Orientação Previdenciária: Ajudar no acesso a benefícios previdenciários.
  • Transporte Público: Encaminhar para acesso a transporte público gratuito.
  • Suporte Familiar: Articular o suporte familiar durante internação e tratamento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 03h06 - Fonte: ClimaTempo
15°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 27°

Sex 26°C 13°C
Sáb 28°C 13°C
Dom 28°C 14°C
Seg 29°C 15°C
Ter 30°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes