
Desde dezembro do ano passado, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está sendo emitida em Minas Gerais.
Repaginado, o documento tem um QR Code – espécie de código de barras – que permite saber a atual situação da carteira, além do número do número do CPF como a principal identificação do cidadão. Com isso, o RG perde a relevância.
A nova Carteira de Identidade Nacional pode ser adquirida em qualquer instituto de identificação do estado, tanto da própria Polícia Civil, como também de prefeituras e de câmaras municipais — a exemplo das UAIs e da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), diariamente, são liberadas 5.800vagas para emissão das carteiras de identidade nas 44 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) do estado. Em Belo Horizonte, por dia abrem 1.400 vagas distribuídas nas UAIs Praça Sete, Barreiro e Venda Nova.
Vale lembrar que todo cidadão deverá solicitá-la e tem até fevereiro de 2032 para realizar o processo.
????Para solicitar a nova identidade, a pessoa deve agendar um horário no site ou app do Governo de Minas Gerais e ir até o instituto de identificação mais próximo.
????Para solicitar, é necessário apresentar certidão de nascimento ou certidão de casamento, em caso de mudança de nome após o casamento, além de algum documento que comprove o número do CPF.
????Atenção! Não é mais necessário levar foto para a emissão da identidade. Uma nova fotografia é tirada na hora, pela própria equipe do posto de identificação.
????Depois disso, a nova identidade chega em casa no endereço informado.
De acordo com a Polícia Civil, é falsa a informação de que a gratuidade para emissão da primeira via do documento é garantida apenas para o ano de 2024.
“A primeira via da CIN é gratuita para qualquer cidadão, a qualquer tempo, não havendo necessidade de urgência para requerê-la. O modelo anterior da carteira de identidade terá validade até 23 de fevereiro de 2032”, esclareceu a coordenadora da Divisão de Datiloscopia do Instituto de Identificação da PCMG, delegada Danielle Aguiar.
Assistência social Cartilha mostra a força da solidariedade em Sete Lagoas: são 112 organizações atuantes
Sete Lagoas Câmeras do sistema Guardião 7L flagram furto de plantas em praça pública de Sete Lagoas
Santana de Pirapama Aluno leva faca para escola e ameaça colega em Santana de Pirapama
Educação Unidades de educação infantil recebem plantios de mudas da Escola Verde
Mobilidade urbana Prefeito Douglas Melo esclarece intervenção em ciclovias
Saúde pública Levantamento de incidência do Aedes aegypti classifica BH como área de baixo risco
Transporte público PBH realiza operação especial de transporte para atender locais de provas do Enem
Acidente Boas notícias: jovem Mateus Fillipe reage muito bem e está em progressiva recuperação no Hospital Municipal de Sete Lagoas
Futsal Torneio de futsal reúne alunos da rede municipal em projeto de prevenção à violência Mín. 15° Máx. 28°

