
O inverno começa, oficialmente, às 17h51 desta quinta-feira (20) em todo o hemisfério Sul. E apesar de ser uma época em que o frio pode predominar, existem outras características presentes na estação. Em Minas Gerais, o clima, por exemplo, tende a ser mais quente que o normal.
De acordo com Anete Fernandes, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o estado mineiro e outros da região Sudeste e Centro-Oeste vão sofrer com o tempo seco.
“Nessas épocas do ano se torna recorrente os baixos índices de umidade, ficando abaixo de 30% no período da tarde. Isso é como uma resposta ao grande período sem chuva e também ao predomínio de céu claro”.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como ideal a umidade do ar acima de 60%. Quando o índice cai abaixo dos 30% é considerado estado de atenção.
O tempo seco pode causar alergias, dores de cabeça, sangramento pelo nariz, irritação dos olhos, tosse e falta de ar em algumas pessoas.
O inverno também é caracterizado por sol com poucas nuvens. E apesar desta época ter uma incidência menor de radiação solar, há uma grande amplitude térmica diurna.
Ou seja, pela manhã o frio permanece, mas as temperaturas aumentam ao logo do dia.
A soma desta variação térmica com o clima seco favorece a propagação de incêndios. Recentemente, a atriz Lúcia Veríssimo precisou de atendimento médico após a fazenda dela pegar fogo na Zona da Mata de Minas Gerais. Ao todo, as chamas atingiram aproximadamente 300 mil m² da propriedade.
“A baixa umidade não é a causa, mas ela favorece a propagação de incêndios. O que requer uma cautela maior ao se queimar lixos ou descartar uma bituca de cigarro acesa”, alerta a meteorologista.
Anete também explica que este tempo deixa o clima mais sujo, piorando a qualidade do ar. Por causa do longo período sem chuva, há uma maior quantidade de material particulado. E isso piora ainda mais com as queimadas.
Uma outra característica geral do inverno é que as massas de ar frio conseguem chegar no Sudeste e Centro-Oeste com força para gerar quedas de temperaturas. A região Serrana do estado pode sofrer com geadas, mas no geral, a previsão aponta que o frio não deve ser rigoroso.
O fenômeno do El Niño terminou oficialmente em maio e ele não tem gerado mais efeitos impactantes no clima de Minas Gerais. Então, o clima que se apresenta, neste momento, é de neutralidade.
“Os modelos estatísticos que o Inmet utiliza para a previsão de clima mostram a tendência de um inverno mais do que o normal. Isso significa uma menor recorrência de episódios frios. Teremos frio sim, manhãs frias sim, mas se espera que as massas de ar frio cheguem em uma recorrência menor do que é normalmente esperado”, finaliza.

ARAÇAÍ Vereador de Araçaí denuncia descarte ilegal de esgoto em propriedade particular
SETE LAGOAS TRT-MG reconhece fraude em estágio e condena academia de Sete Lagoas por danos morais
SETE LAGOAS Terça-feira será de tempo firme e temperaturas amenas em Sete Lagoas
Sete Lagoas Prefeitura aguarda decisão judicial para efetuar pagamento dos funcionários da Turi
SETE LAGOAS Gruta Rei do Mato recebe seminário sobre prevenção e combate a incêndios florestais em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Ataque cibernético paralisa operações da Cedro Têxtil em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Prefeitura de Sete Lagoas realiza leilão eletrônico de terrenos públicos no dia 24 de junho
TRANSPORTE PÚBLICO Prefeitura de Sete Lagoas divulga linhas de ônibus em operação nesta segunda-feira (22)
SETE LAGOAS Tempo firme em Sete Lagoas: segunda-feira (22) será de sol entre nuvens e temperaturas de até 27°C Mín. 14° Máx. 27°


