
Para marcar o encerramento da Semana Rio das Velhas 2024 com chave de ouro, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) – em parceria com seus Subcomitês, movimentos ligados às águas e mobilidade urbana, ambientalistas, urbanistas e bicicleteiros – irá promover uma Cicloexpedição pelos rios visíveis e invisíveis da capital, em 29 de junho (sábado), Dia do Rio das Velhas.
O ponto de partida será o Parque Ecológico Roberto Burle Marx/ Parque das Águas (Av. Ximango, 809 – Flávio Marques Lisboa – Barreiro), às 9h – concentração a partir das 8h. Pelo caminho, o grupo seguirá em grande parte o caminho do Ribeirão Arrudas, afluente do Rio das Velhas.
A Cicloexpedição irá convidar os participantes a conhecerem o território como primeiro passo para a recuperação das águas na cidade. De forma investigativa, o grupo percorrerá cursos d’água visíveis e ocultos, explorarão nascentes, pedalarão pela cidade, interagirão com a água em locais limpos e lamentarão a poluição em outros, vivenciando a natureza urbana.
O ponto de chegada será o Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1377 – Centro). O trajeto completo terá 19km, em trechos exclusivamente retos e de descida. A duração estimada é de 2h a 2h30 aproximadamente.
Uma parte expressiva do trajeto será feita em ciclovia ou ciclofaixa. Haverá, de todo modo, batedores de carro para o comboio, além de líderes de bicicleta que auxiliarão o grupo, especialmente em esquinas e trechos mais movimentados.
Use protetor solar, roupas leves, equipamento de proteção e se hidrate ao longo do caminho (haverá distribuição de água antes e depois da cicloexpedição).
Acesse o link e conheça o percurso completo.
Você e sua bike irão necessitar de transporte para deslocamento até o Parque Ecológico Roberto Burle Marx? Preencha o formulário e se inscreva. A saída será às 7h30, na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem (Rua Sergipe, 175 – Funcionários). Vagas limitadas.
Você quer ir pedalando até o Barreiro, mas não sabe o melhor caminho ou está inseguro em ir só? O Giro Rua puxa um pedal em grupo e fará a ida até o Parque das Águas. A concentração será a partir de 6h30 na RODA Café e Ciclocultura (R. Dona Lídya Couto, 194 – Floresta) e a saída será às 7h30. O ritmo do pedal é tranquilo sem correria, mas não devagar, com o objetivo de chegar às 8h30 no Barreiro. Qualquer pessoa com qualquer bicicleta é bem-vinda!
Você quer participar da iniciativa, mas não sabe andar de bicicleta, não tem uma magrela ou não quer fazer o percurso de 19km? Compareça ao Parque Municipal Américo Renné Giannetti a partir das 9h e participe das festividades.
Confira o mapa na íntegra:
Mobilização no Parque Municipal
Para celebrar essa grande mobilização em favor das águas, o grupo de ciclistas será recepcionado no Parque Municipal com uma programação complementar, que inclui piquenique, distribuição de materiais educativos sobre a Bacia do Rio das Velhas, coletiva de imprensa, palco aberto (com apresentações musicais, poéticas e teatrais), além da exposição educativa e Cine Velhas.
A coletiva de imprensa reunirá os porta-vozes do CBH Rio das Velhas e dos principais movimentos ligados à temática hídrica, ambiental e da mobilidade urbana. As discussões irão girar em torno dos principais impactos sofridos pelo Rio das Velhas e seus afluentes, e as ameaças e efeitos da emergência climática sobre as águas e a cidade de Belo Horizonte.
As atrações culturais também agitarão o Parque Municipal. A partir das 9h30, Mestre Amâncio, o brincante cantador, compositor e educador ambiental, subirá ao palco. Às 11h30 será a vez do ensaio aberto do bloco carnavalesco Toca Raul Agremiação Psicodélica, com a apresentação “Buliram muito com o planeta”. Outras atrações ainda serão confirmadas.
Haverá ainda degustação promocional da cerveja Uaimií, nome indígena ligado ao Rio das Velhas e com rótulos inspirados na história e personagens da nossa bacia hidrográfica.
Compareça e participe desta ação em prol do Rio das Velhas, das águas no ambiente urbano e da ocupação da cidade!

Assistência social Cartilha mostra a força da solidariedade em Sete Lagoas: são 112 organizações atuantes
Sete Lagoas Câmeras do sistema Guardião 7L flagram furto de plantas em praça pública de Sete Lagoas
Santana de Pirapama Aluno leva faca para escola e ameaça colega em Santana de Pirapama
Educação Unidades de educação infantil recebem plantios de mudas da Escola Verde
Mobilidade urbana Prefeito Douglas Melo esclarece intervenção em ciclovias
Saúde pública Levantamento de incidência do Aedes aegypti classifica BH como área de baixo risco
Transporte público PBH realiza operação especial de transporte para atender locais de provas do Enem
Acidente Boas notícias: jovem Mateus Fillipe reage muito bem e está em progressiva recuperação no Hospital Municipal de Sete Lagoas
Futsal Torneio de futsal reúne alunos da rede municipal em projeto de prevenção à violência Mín. 15° Máx. 28°

