
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com o departamento de Controle da Dengue, inicia na próxima segunda-feira, 1º de julho, o censo animal em Sete Lagoas.
O principal objetivo da Prefeitura é mapear a população de animais domésticos para elaborar novas ações em prol de tutores, cães e gatos.
Os dados obtidos também vão possibilitar campanhas de proteção mais eficientes, além de adequar as campanhas de vacinação, castração e outras medidas sanitárias de acordo com a realidade da cidade. “Uma contagem de cães e gatos do município é muito importante para que possamos compreender as necessidades específicas de cada região da cidade”, explica Patrícia Silveira, coordenadora do CCZ.
Nas últimas semanas, o CCZ realizou a capacitação das 14 equipes de Agentes de Endemias que atuam no controle da dengue para que, em sua rotina de trabalho, também preencham os questionários durantes as visitas. “Os agentes também farão uma contagem dos cães e gatos de rua e identificar se existe na comunidade alguém que cuida desses animais”, ressalta Patrícia Silveira.
A colaboração dos moradores será fundamental para o sucesso deste trabalho. “Pedimos que todos colaborem recebendo os agentes em suas residências e também passando as informações para a pesquisa. Eles estarão uniformizados e identificados e isso traz mais segurança para a população”, alerta Patrícia Silveira.
Uma contagem de cães e gatos do município será muito importante para:
- compreender as necessidades específicas de cada região da cidade.
- planejar novas ações que beneficiarão os tutores, os cães e os gatos.
- ?avaliação da cobertura vacinal antirrábica do município.
- ?avaliação das áreas prioritárias para o Controle Populacional (castração)
- ?identificação de locais com grande número de cães e gatos para propor ações.
- ?identificar os animais em situação de rua e seus cuidadores para propor parcerias no cuidado desses animais.
- ?traçar estratégias para melhorar as condições de vida dos cães e gatos.

Trânsito TCE-MG suspende redução de taxas cobradas nos exames para obtenção ou renovação da CNH
Cidadania Prefeitura de Prudente de Morais informa data e local para entrega de Carteiras de Identidade
Assistência Social Programa Criança Feliz fortalece o desenvolvimento infantil e os vínculos familiares em Caetanópolis
Concurso público Prefeitura de Cordisburgo abre processo seletivo para Auxiliar de Obras e Serviços
Sustentabilidade Santana de Pirapama recebe Seminário Itinerante de Turismo Sustentável
Educação Em Jequitibá, Prefeitura busca valorização dos profissionais da educação e fortalece a qualidade do ensino
Transparência Prefeitura de Sete Lagoas Institui Comissão Especial Sindicante para Fiscalização de Contrato de Saúde Mín. 18° Máx. 26°


