Segunda, 22 de Julho de 2024
16°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Política Eleições 2024

'Tarifa zero' em dias de Eleição é aprovada; proposta vai à sanção

11/07/2024 às 10h12 Atualizada em 11/07/2024 às 10h15
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Itatiaia
Compartilhe:
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou de forma definitiva e por unanimidade uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que garante o transporte público intermunicipal gratuito — a tarifa zero — no estado nos dias de eleições.

A medida vale para ônibus que fazem o transporte metropolitano e os custos serão arcados pelo Governo de Minas em até 60 dias após o pleito.

Foram 56 votos favoráveis e nenhum contrário. A matéria, agora, vai à sanção ou veto do governador Romeu Zema (Novo).

De acordo com o texto, as empresas de transporte coletivo intermunicipal de caráter urbano ou metropolitano deverão garantir frequência e horários compatíveis com os quadros de dias úteis nos domingos de eleição.

Neste ano, as datas para as eleições municipais são 6 de outubro e 27 de outubro — nesse último caso, nas cidades onde houver segundo turno.

No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu, em julgamento de uma Arguição Direta de Preceito Fundamental (ADPF), que é dever do poder público o fornecimento gratuito de transporte coletivo em dias de pleitos eleitorais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 00h11 - Fonte: ClimaTempo
16°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 28°

Ter 28°C 13°C
Qua 28°C 12°C
Qui 29°C 12°C
Sex 30°C 13°C
Sáb 30°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes