
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou de forma definitiva e por unanimidade uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que garante o transporte público intermunicipal gratuito — a tarifa zero — no estado nos dias de eleições.
A medida vale para ônibus que fazem o transporte metropolitano e os custos serão arcados pelo Governo de Minas em até 60 dias após o pleito.
Foram 56 votos favoráveis e nenhum contrário. A matéria, agora, vai à sanção ou veto do governador Romeu Zema (Novo).
De acordo com o texto, as empresas de transporte coletivo intermunicipal de caráter urbano ou metropolitano deverão garantir frequência e horários compatíveis com os quadros de dias úteis nos domingos de eleição.
Neste ano, as datas para as eleições municipais são 6 de outubro e 27 de outubro — nesse último caso, nas cidades onde houver segundo turno.
No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu, em julgamento de uma Arguição Direta de Preceito Fundamental (ADPF), que é dever do poder público o fornecimento gratuito de transporte coletivo em dias de pleitos eleitorais.

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 17° Máx. 25°


