
Depois de inícios convincentes no Campeonato Brasileiro, Cruzeiro e Chapecoense definem nesta quinta-feira, a partir das 21h30, na Arena Condá, em Chapecó, quem avança às quartas de final da Copa do Brasil. No primeiro duelo, vencido pela Raposa por 1 a 0, no Mineirão, com gol de Raniel, as equipes colocaram em segundo plano a disputa do torneio nacional, já que davam prioridade aos duelos decisivos nos Estaduais. Desta vez, a história será bem diferente.
Nos intervalo de 29 dias entre a ida e a volta das oitavas, muita coisa fez a Copa do Brasil subir na cotação de mineiros e catarinenses. Enquanto a Chape venceu o Estadual e deu adeus à Libertadores pela escalação irregular do zagueiro Luiz Otávio, o Cruzeiro perdeu o Mineiro para o rival Atlético e deixou a Copa Sul-Americana derrotado nos pênaltis pelo Nacional, do Paraguai. Agora, os dois clubes apostam na Copa do Brasil como caminho mais curto por uma vaga na Libertadores de 2018. Além disso, a Raposa busca o pentacampeonato para retomar o status de maior campeã do torneio nacional. Com o caneco da última edição, o Grêmio passou a ser o único a levantar o troféu cinco vezes.
Mano Menezes tem inúmeros problemas para escalar o Cruzeiro. Seis jogadores titulares de seu esquema estão em recuperação. O zagueiro Manoel, com fratura no quinto metatarso do pé esquerdo, e o atacante Rafael Sobis, com lesão muscular na coxa esquerda, fazem trabalhos na fisioterapia. Já o zagueiro Dedé, o meia Robinho e o lateral-direito Ezequiel estão entregues à preparação física, mais próximos de um retorno. A baixa de última hora é o meia De Arrascaeta, com torção no joelho direito sofrida diante do Santos. Como se tudo isso não bastasse, o meia-atacante Rafael Marques não pode defender o time na Copa do Brasil por ter sido contratado depois do período de inscrições na competição.
O setor defensivo será formado por Leo e Kunty Caicedo. O argentino Lucas Romero segue improvisado na lateral direita. Do meio para frente, Mano levará dúvidas para o vestiário. Thiago Neves e Rafinha disputam a vaga de Arrascaeta, com mais chances para o primeiro.
No comando do ataque, o argentino Ramón Ábila, decisivo no resultado do último domingo, pelo Brasileirão, ao dar uma assistência para Thiago Neves, deve reassumir a condição de titular.
Como venceu por 1 a 0 no Mineirão, basta ao Cruzeiro empatar nesta quinta-feira para avançar na Copa do Brasil. Se marcar na Arena Condá e mesmo assim perder por um gol de diferença, a Raposa também terá sua classificação assegurada às quartas de final.
Por sua vez, para a Chape, a confirmação da vaga no tempo normal depende exclusivamente de vitória por dois gols de vantagem. Triunfo dos catarinenses por 1 a 0 levaria a decisão da vaga para os pêbaltis
Ordem é atacar
A Chapecoense chegará para o duelo embalada pela série invicta de cinco partidas, incluindo compromissos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro. A liderança na Série A , com sete pontos, só faz aumentar a motivação do grupo para esse duelo decisivo em casa. A equipe encerrou os preparativos para o duelo em treinamento nessa quarta. O único desfalque foi o atacante Wellington Paulista, preservado do treinamento após apresentar dor de garganta. O camisa 9, no entanto, não preocupa para o duelo na Arena Condá.
Titular nas últimas partidas, o venezuelano Seijas não poderá estar em campo pela Copa do Brasil, uma vez que não foi inscrito para a competição. O experiente Nenén, de 35 anos, e Osman brigam pela vaga no meio-campo. O primeiro é o favorito à vaga, uma vez que foi testado no duelo contra o Avaí, na última segunda, pelo Campeonato Brasileiro.
“É necessário que a gente foque na partida e que os jogadores descansem, pois vamos ter que atacar o Cruzeiro, que é um time experiente, leve, rápido e bem dirigido. São inúmeras dificuldades para um time que vem vencendo, superando obstáculos, por isso acreditamos em um bom jogo”, declarou o técnico Vágner Mancini.
CHAPECOENSE X CRUZEIRO
Chapecoense
Jandrei; Apodi, Victor Ramos, Luiz Otávio e Reinaldo; Andrei Girotto, Luiz Antônio e Nenén; Rossi, Wellington Paulista e Arthur. Técnico: Vagner Mancini.
Cruzeiro
Fábio; Lucas Romero, Leo, Kunty Caicedo e Diogo Barbosa; Ariel Cabral, Henrique e Hudson; Thiago Neves (Rafinha), Alisson e Ramón Ábila. Técnico: Mano Menezes
Motivo: jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Data e hora: 1º de junho de 2017 (quinta-feira), às 21h30
Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez (PE/CBF)
Auxiliares: Clovis Amaral da Silva (PE/CBF) e Cleberson do Nascimento Leite (PE/CBF)
Futebol Curitiba goleia e se classifica para playoff da Copa Itatiaia
Futebol Curitiba de Sete Lagoas luta pela classificação na última rodada da Copa Itatiaia
Natal Almoço de Natal dos restaurantes populares servirá Tradicional refeições gratuitas Mín. 20° Máx. 36°

