
O Governo de Minas celebra um marco histórico para as culturas de congados e reinados do estado; a expressão cultural passou a ser reconhecida como Patrimônio Cultural de Minas Gerais.
O vice-governador de Minas, Professor Mateus, e o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), Leônidas de Oliveira, acompanharam o resultado da iniciativa, realizada a partir de pesquisa e dossiê organizados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).
O resultado é fruto de trabalho coletivo, apresentado e reconhecido por votação em reunião do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep). O Conselho fez a deliberação do tema fundamental para a salvaguarda, preservação e promoção dessas tradições populares, acompanhada pela comunidade de congadeiros, com os cantos, tambores e indumentárias únicas.
Após a votação, o vice-governador e o secretário de Cultura e Turismo entregaram o certificado à Rainha Belinha, Rainha Conga do Estado Maior de Minas Gerais e da Guarda de Moçambique. Eles acompanharam os congadeiros em cortejo pela Praça da Liberdade até o Palácio da Liberdade, onde ergueram a bandeira de Nossa Senhora do Rosário.

Passeios Ingressos para os passeios turísticos na Lagoa da Pampulha poderão ser retirados nesta terça-feira (30)
Réveillon Santana de Pirapama prepara grande festa para o Réveillon 2026
Premio Monumento Peter Lund conquista 2º lugar em prêmio de gestão ambiental
Réveillon Prefeitura de Sete Lagoas anuncia Réveillon Viva 7 com grandes atrações e fogos sem estampidos
Coral Vozes que Encantam e Emocionam: Coral Dom Silvério Ilumina o Centro de Sete Lagoas em Noite Especial de Natal
Literatura Setelagoano é vencedor de prêmio nacional de literatura infantojuvenil Mín. 20° Máx. 36°

