Quarta, 21 de Maio de 2025
14°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Cultura Patrimônio

Congados e Reinados são reconhecidos como patrimônio cultural imaterial de Minas

06/08/2024 às 14h37
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Vetor Norte Notícias
Compartilhe:
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

O Governo de Minas celebra um marco histórico para as culturas de congados e reinados do estado; a expressão cultural passou a ser reconhecida como Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

O vice-governador de Minas, Professor Mateus, e o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), Leônidas de Oliveira, acompanharam o resultado da iniciativa, realizada a partir de pesquisa e dossiê organizados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).

O resultado é fruto de trabalho coletivo, apresentado e reconhecido por votação em reunião do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep). O Conselho fez a deliberação do tema fundamental para a salvaguarda, preservação e promoção dessas tradições populares, acompanhada pela comunidade de congadeiros, com os cantos, tambores e indumentárias únicas.

Após a votação, o vice-governador e o secretário de Cultura e Turismo entregaram o certificado à Rainha Belinha, Rainha Conga do Estado Maior de Minas Gerais e da Guarda de Moçambique. Eles acompanharam os congadeiros em cortejo pela Praça da Liberdade até o Palácio da Liberdade, onde ergueram a bandeira de Nossa Senhora do Rosário.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 02h07 - Fonte: ClimaTempo
14°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 27°

Qui 29°C 13°C
Sex 29°C 15°C
Sáb 28°C 15°C
Dom 27°C 13°C
Seg 27°C 14°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio