
O Governo de Minas celebra um marco histórico para as culturas de congados e reinados do estado; a expressão cultural passou a ser reconhecida como Patrimônio Cultural de Minas Gerais.
O vice-governador de Minas, Professor Mateus, e o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), Leônidas de Oliveira, acompanharam o resultado da iniciativa, realizada a partir de pesquisa e dossiê organizados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).
O resultado é fruto de trabalho coletivo, apresentado e reconhecido por votação em reunião do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep). O Conselho fez a deliberação do tema fundamental para a salvaguarda, preservação e promoção dessas tradições populares, acompanhada pela comunidade de congadeiros, com os cantos, tambores e indumentárias únicas.
Após a votação, o vice-governador e o secretário de Cultura e Turismo entregaram o certificado à Rainha Belinha, Rainha Conga do Estado Maior de Minas Gerais e da Guarda de Moçambique. Eles acompanharam os congadeiros em cortejo pela Praça da Liberdade até o Palácio da Liberdade, onde ergueram a bandeira de Nossa Senhora do Rosário.

SEMANA SANTA Semana Santa 2026: confira a programação completa nas paróquias de Sete Lagoas
OPORTUNIDADE Orquestra Jovem abre inscrições para novos alunos em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Exposição “Mulheres Históricas” é realizada na Câmara de Sete Lagoas
CULTURA E FÉ Sete Lagoas celebra o Dia de São José com missas, procissão e shows; veja o roteiro
CACHOEIRA DA PRATA Cachoeira da Prata passa a integrar catálogo estadual de turismo rural e gastronômico
CULTURA E LAZER Sesc Movimenta abre inscrições com oficinas, aulas e atrações culturais em Sete Lagoas
PARAOPEBA Paraopeba abre inscrições para aulas do Ballet Municipal voltadas a crianças
PEDRO LEOPOLDO Festival de Luz 2026 contará com shows de Wilson Sideral, Cacá Vieira, Orquestra Cachoeira Grande, Toca Raul, Mary Joe e outras atrações em Pedro Leopoldo
Mês da Mulher Sete Lagoas promove programação especial no Mês da Mulher com ações culturais e de saúde Mín. 18° Máx. 25°


