O prazo para os estudantes renegociarem suas dívidas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), com descontos de até 99%, foi adiado para 31 de dezembro, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Antes, prazo terminaria neste sábado (31).
O programa oferece condições especiais, incluindo descontos para os inscritos no Cadastro Único. Estudantes com dívidas em contratos firmados até 2017, e inadimplentes até 30 de junho de 2023, podem solicitar a renegociação.
Os estudantes devem entrar em contato com a Caixa Econômica Federal ou com o Banco do Brasil para descobrir as possibilidades de negociação. É possível fazer simulações virtuais do novo contrato.
Segundo dados do governo federal, até agora, 351.696 contratos já foram renegociados, gerando um desconto de R$ 12,8 bilhões aos estudantes endividados.
As negociações resultaram em R$ 677 milhões em restituição aos cofres públicos, por meio de pagamentos à vista de estudantes que renegociaram suas dívidas.
O Fies, gerido pelo Ministério da Educação e operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), financia estudantes em cursos superiores de instituições privadas.
Mín. 23° Máx. 39°