
O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa Independência. Foi nesse dia, em 1822, que Dom Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente.
O 7 de setembro é um feriado nacional que historicamente foi marcado por comemorações públicas, na maioria das 5.570 cidades brasileiras. Oficialmente, a data que marca a Independência do Brasil é o dia 7 de setembro 1822, data que ficou conhecida pelo episódio do ‘Grito do Ipiranga’.
A Lei Federal número 662, publicada em 7 de abril de 1949, tornou o ‘Dia da Independência’ um feriado nacional, o feriado em que se celebra a emancipação brasileira do Reino de Portugal. A Independência do Brasil foi o processo histórico de separação entre Brasil e Portugal, que se estendeu de 1821 a 1825.
“Grito do Ipiranga”
A Independência do Brasil deu os primeiros passos às margens do Rio Ipiranga, atualmente cidade de São Paulo. O Príncipe Regente Dom Pedro ordenou aos soldados que o acompanhavam que jogassem fora os símbolos portugueses que levavam nos uniformes.
Em seguida, gritou “Independência ou Morte” e a partir desse momento, simbolicamente, o Brasil não era mais uma colônia de Portugal. Logo após a Independência, o Brasil continuou a ser uma Monarquia, forma de governo onde os poderes são exercidos por um Rei ou Imperador.
Comemorações
Em tempos de pandemia do novo coronavírus, as comemorações importantes da data se limitam a lives, homenagens sem presença de público, pequenos cerimoniais cívicos, enfim, nada de eventos públicos presenciais.

Gastronomia Minas Gerais é eleito um dos melhores destinos gastronômicos do mundo em 2026 pela Condé Nast Traveler
Esperança Morador em situação de rua monta presépio sob viaduto e emociona quem passa em São Paulo
Pagamento Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até esta sexta-feira (19) Mín. 19° Máx. 28°


