
Com o aumento das temperaturas em pleno inverno, Belo Horizonte registrou 34,6ºC, a maior temperatura do ano. Isso fez com que o consumo de energia subisse consideravelmente, especialmente devido ao uso de aparelhos de refrigeração.
A previsão é que novas ondas de calor continuem atingindo a cidade, e a chuva só deve voltar por volta do dia 20 de setembro.
Para ajudar a reduzir o impacto na conta de luz, a Cemig ofereceu algumas dicas importantes. Um dos maiores vilões é o ar-condicionado, especialmente os modelos de janela, que são menos eficientes.
A recomendação é optar pelo modelo Split, com tecnologia “inverter”, que consome menos energia. Além disso, manter a temperatura entre 23ºC e 24ºC e o ambiente fechado ajuda a economizar.
Outra boa alternativa é o uso de ventiladores, que têm potência mais baixa que o ar-condicionado, mas é importante usá-los com moderação para evitar aumento no consumo.
A geladeira também consome muita energia, principalmente se a borracha de vedação estiver gasta. Verificar o estado da borracha e ajustar o termostato pode ajudar a economizar.
Por outro lado, o chuveiro elétrico, que normalmente é o maior consumidor de energia, pode ser ajustado para a posição “verão”, economizando até 30% no consumo.
Essas pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença na conta de luz durante os dias de calor intenso.

Seu bolso Nome sujo? Feirão da Serasa começa na próxima segunda com descontos de até 99%
Combustível Petrobras anuncia nova redução no preço da gasolina a partir de terça-feira
Cervejaria Ambev cresce 15% e reassume liderança no segmento premium após 10 anos Mín. 21° Máx. 34°


