
Postos de combustíveis de Sete Lagoas e mais outras 16 cidades mineiras foram alvo de uma inspeção promovida por uma força-tarefa de órgãos estaduais e federais para o combate de irregularidades tributárias e sonegação fiscal. A ação aconteceu entre a terça (25) e quinta-feira (27).
Ao todo 60 postos foram vistoriados, com a realização de 233 testes de qualidade realizados, resultando em 85 autos de constatação lavrados. Foram interditados por irregularidades três postos, 54 bombas de abastecimento e dois bicos. Vinte e cinco postos foram autuados. Uma pessoa foi presa em flagrante em razão do descumprimento de ordem de interdição.
A ação foi executada pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (CAOET) e PROCON do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), além da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o Instituto de Metrologia e Qualidade de Minas Gerais (IPEM), a Polícia Militar e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP).
A fiscalização em Minas Gerais fez parte da Ação Nacional de Combate à Sonegação Fiscal e a outros Ilícitos Econômicos no Mercado de Combustíveis, coordenada pelo Grupo Nacional de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (GNDOET).
O objetivo é de intensificar a fiscalização e a responsabilização por práticas ilícitas que comprometem a arrecadação tributária, distorcem a concorrência e burlam a justiça fiscal. O setor de combustíveis é historicamente marcado por fraudes tributárias e econômicas que geram prejuízos bilionários aos cofres públicos.
A operação ocorre de forma alinhada em todo o Brasil, coordenada por promotores de Justiça de diversos estados, em atuação integrada com outros órgãos, como as Secretarias da Fazenda, e com apoio de instituições parceiras, como PROCON, ANP, IPEM e Polícias Civil e Militar. Além da atuação fiscalizatória e repressiva, a ação contempla campanhas educativas e de conscientização para informar a sociedade sobre os impactos danosos da sonegação fiscal no mercado de combustíveis e incentivar a denúncia de irregularidades.
com informações de MPMG
Folia Axé Saudade abre o pré-carnaval em Sete Lagoas neste sábado
Hidratação Prefeitura de Sete Lagoas instala pontos de hidratação gratuita na região central
Investigação Polícia Civil investiga morte de mulher encontrada em açude em Sete Lagoas Mín. 19° Máx. 29°

