
Nos últimos dias, um dos candidatos a prefeito de Sete Lagoas, Júnior Sousa (PRD), criou um álbum de figurinhas para distribuir para crianças na porta das escolas públicas municipais.
Esse álbum continha imagem do candidato e colocava como uma das missões, a criança pedir voto para os pais, professores, e outras pessoas.
De acordo com a Justiça Eleitoral, com base no entendimento da denúncia, nesta quarta-feira (18 de setembro), a juíza Marina Rodrigues Brant deferiu que o material de campanha fosse imediatamente retirado de circulação, sob pena de multa de R$ 10.000,00.
Segundo a Justiça, o material caracteriza propaganda irregular e abuso de poder econômico, visando alcançar um enorme número de pessoas diariamente.
A juíza também intimou a empresa responsável pela confecção, no prazo de 24 horas, informar à Justiça Eleitoral toda a quantidade de exemplares já confeccionados, tendo ainda que juntar todas as notas fiscais já emitidas e os comprovantes de pagamentos já efetuados, sob pena de multa diária e do cometimento dos crimes de desobediência e de falsidade ideológica.
Propaganda proibida
Durante a campanha eleitoral é proibida a doação de brinde e o abuso no direito de publicidade viola a lei, ao conceder vantagem ao eleitorado sete-lagoano, ainda mais considerando o número de exemplares do álbum: 1 unidade para cada 16 eleitores, aproximadamente.
O processo continua em tramitação e caso o candidato Júnior Sousa seja condenado por abuso de poder econômico, ele pode ter o registro de candidatura indeferido e se for eleito pode ter o diploma cassado.
Além disso, se for comprovada todas essas irregularidades que inicialmente foram definidas pela juíza, Júnior Sousa pode ficar inelegível por até 8 anos.

Indicação PT indica Marília Campos como candidata ao Senado em Minas Gerais
Mandato Justiça Eleitoral reprova contas de campanha de deputado mineiro, que tenta recurso
Judicial Justiça confirma regularidade de pagamentos da Prefeitura aos garis
Atuação parlamentar Vereador Ivson prioriza ato político nacional e deixa demandas locais em segundo plano
Investigação Oposição pede investigação sobre gastos de Zema com aviões oficiais
Eleições 2026 Deputado cassado, o carioca Eduardo Cunha quer voltar à Câmara dos Deputados por Minas Gerais
Denuncia eleitoral TRE-MG julga em janeiro recurso sobre suposta compra de votos com distribuição de bebidas em eleição municipal
Suspensão Justiça suspende lei que autorizava doação de terreno público a empresa ligada a doador da campanha do prefeito de Pedro Leopoldo
Condenado Nikolas Ferreira é condenado a pagar indenização à deputada Duda Salabert Mín. 17° Máx. 25°

