
A Câmara Municipal de Sete Lagoas anunciou, através da Portaria 35 (de 17 de setembro de 2024), a criação de uma Comissão Especial que será responsável por estabelecer as regras do debate eleitoral entre os candidatos ao cargo de prefeito municipal, agendado para o dia 30 de setembro de 2024.
O evento será transmitido ao vivo pela TV e Rádio Câmara de Sete Lagoas, e terá o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sete Lagoas.
A Comissão será presidida pelos servidores Gustavo Neves Moura e contará com a participação de José Maria Lima de Carvalho e Maria Inês Lana do Nascimento Saturnino.
O grupo teve a missão de definir e aprovar normas que assegurem a organização e a transparência do debate, em conformidade com as diretrizes acordadas com os representantes das chapas.
Todos os candidatos a prefeito confirmaram presença. São eles, em ordem alfabética: Douglas Melo, Dr. Jamilton, Juninho Sinonô e Júnior Sousa.
O debate terá uma estrutura composta por cinco blocos e uma duração aproximada de 2h10. Os destaques da programação incluem:
1. Primeiro bloco: Os candidatos terão a oportunidade de fazer perguntas entre si, com tema livre, em duas rodadas. Cada pergunta terá 30 segundos, com respostas de 1 minuto e 30 segundos e réplicas e tréplicas de 45 segundos.
2. Segundo bloco: As perguntas também serão feitas entre os candidatos, com a ordem determinada por sorteio de quem pergunta e quem responde. Este bloco contará com duas rodadas de perguntas e seguirá com o tempo de perguntas e respostas semelhante ao primeiro bloco.
3. Terceiro bloco: Quatro profissionais da Diretoria de Comunicação Institucional farão perguntas aos candidatos. Cada profissional escolherá um candidato para responder e outro para comentar, sendo permitido que cada candidato participe apenas uma vez por rodada. Serão duas rodadas, totalizando 08 perguntas (duas por profissional). Serão 30 segundos para a pergunta, 1 minuto e 30 segundos para a resposta e 45 segundos para o comentário.
4. Quarto bloco: Assim como no primeiro bloco, os candidatos farão perguntas entre si, com tema livre, em duas rodadas. Cada pergunta terá 30 segundos, com respostas de 1 minuto e 30 segundos e réplicas e tréplicas de 45 segundos.
5. Quinto bloco: Encerramento do debate com considerações finais de cada candidato, com um tempo de dois minutos para cada um. A ordem também foi definida por sorteio.
Os sorteios foram realizados pela organização e pela comissão eleitoral do debate da Câmara Municipal, em uma reunião com a participação de representantes das quatro candidaturas a prefeito. As regras e o formato também foram apresentados e acordados nesta reunião.
O debate começará às 15h e será mediado pela jornalista Raquel Tavares. Todos os candidatos, assessores e convidados deverão estar credenciados para participar do evento. Considerando a lotação do plenário, cada pleiteante ao cargo tem direito a quatro assessores e o vice-prefeito. Cada partido também poderá enviar um representante, assim como a imprensa local.
Os sites, portais ou canais interessados em fazer a retransmissão do debate também devem formalizar o pedido, assim como o credenciamento dos profissionais que farão a cobertura ao vivo, pelo e-mail [email protected] .
Com esta iniciativa, a Câmara Municipal reafirma seu compromisso com a democracia e a transparência nas eleições de 2024, criando um espaço de diálogo significativo entre os postulantes ao cargo de prefeito.

Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 19° Máx. 26°


