
O prefeito Duílio de Castro e o prefeito eleito Douglas Melo, além do prefeito de Prudente de Morais, Jocimar Brandão, se reuniram, na tarde desta terça-feira, 12 de novembro, na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, para conhecer detalhes do Plano do Vetor Norte, que contempla concessão de trechos das rodovias MG-010, MG-424 e LMG-800, incluindo a Linha Verde, de Sete Lagoas à capital, e o aeroporto de Confins.
Recebidos pelo secretário da Pasta, Pedro Bruno Barros de Souza, os representantes de Sete Lagoas tiraram dúvidas e se posicionaram quanto à proposta apresentada. A consulta pública tem duração de 30 dias. O leilão de concessão está previsto para o segundo semestre de 2025 com vigência de 30 anos e investimentos da concessionária de R$ 3 bilhões, além de R$ 1,3 bilhão em serviços ao usuário. Tanto o prefeito Duílio de Castro quanto o prefeito eleito e deputado estadual Douglas Melo se disseram favoráveis à concessão, porém, questionaram alguns pontos do projeto, como um pedágio entre Sete Lagoas e Prudente de Morais.
O edital inclui a construção de contornos viários em Lagoa Santa, Matozinhos e Prudente de Morais. De acordo com a Seinfra, estão previstos 13 pontos de pedágio com cobrança automática (free flow) e a construção de 34 km de pista duplicada, faixas adicionais e terceiras faixas, além de 12,3 km de faixas adicionais na MG-010, entre Belo Horizonte e Lagoa Santa. Já entre Lagoa Santa e Jaboticatubas, serão 85,8 Km de acostamento, 4,32 Km de via marginal e 4,33 Km de adequação de via marginal e 8,7 Km de terceiras faixas. Na MG-424, entre Vespasiano e Matozinhos, serão 600 metros de via marginal, 5,67 Km de acostamento e 3,34 Km de pista duplicada. E entre Matozinhos e Sete Lagoas estão previstos 500 metros de via marginal, 14,7 Km de acostamento e 9,98 Km de pista duplicada.
O prefeito Duílio de Castro salientou a importância da duplicação da MG-424, principalmente para dar mais condições de desenvolvimento para a região. "É impossível o desenvolvimento da região com uma estrada estrangulada como essa", ponderou, acrescentando ser contrário ao pedágio entre Sete Lagoas e Prudente de Morais. "Se considerarmos o último bairro de Sete Lagoas até o início da parte urbana de Prudente de Morais, estamos falando de aproximadamente quatro quilômetros de extensão. Seria sacrificar a população, principalmente de Prudente de Morais, que é totalmente dependente de uma cidade polo como Sete Lagoas", justificou.
O prefeito eleito Douglas Melo disse que gostou da proposta apresentada. "Vejo uma evolução se comparado ao projeto anterior, onde a MG-424 não seria duplicada em todo o trecho. Essa é mais segura, pois será totalmente duplicada de Pedro Leopoldo a Sete Lagoas. Vi também uma preocupação do Governo em buscar um valor mais justo para os motoristas que trafegam por ali. O motorista precisa de uma via de melhor qualidade, mas que seja cobrado um valor justo. Além da segurança, que é o mais importante, vai beneficiar toda a economia regional. Será um divisor de águas. Estamos confiantes", finalizou Douglas Melo. Esta foi apenas a primeira reunião e outras devem ocorrer para que os municípios envolvidos possam discutir e avançar em um acordo comum.

Indicação PT indica Marília Campos como candidata ao Senado em Minas Gerais
Mandato Justiça Eleitoral reprova contas de campanha de deputado mineiro, que tenta recurso
Judicial Justiça confirma regularidade de pagamentos da Prefeitura aos garis
Atuação parlamentar Vereador Ivson prioriza ato político nacional e deixa demandas locais em segundo plano
Investigação Oposição pede investigação sobre gastos de Zema com aviões oficiais
Eleições 2026 Deputado cassado, o carioca Eduardo Cunha quer voltar à Câmara dos Deputados por Minas Gerais
Denuncia eleitoral TRE-MG julga em janeiro recurso sobre suposta compra de votos com distribuição de bebidas em eleição municipal
Suspensão Justiça suspende lei que autorizava doação de terreno público a empresa ligada a doador da campanha do prefeito de Pedro Leopoldo
Condenado Nikolas Ferreira é condenado a pagar indenização à deputada Duda Salabert Mín. 17° Máx. 25°

