
Nesta terça-feira, 17 de dezembro, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Sete Lagoas, que ganhou o nome de Antônio Valace de Oliveira Silva.
O projeto da Prefeitura, executado por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), já está em fase de pré-operação e, brevemente, vai tratar 100% de todo esgoto captado na cidade. Um investimento de mais de R$ 100 milhões para mudar a realidade ambiental de toda a região.
A estação vai assegurar o tratamento adequado de todos os efluentes gerados na malha urbana, abrangendo as bacias do córrego dos Tropeiros e do ribeirão Matadouro, chegando até o Rio das Velhas. O empreendimento ocupa mais de 110 mil m² e, nesta primeira fase, já recebe efluentes que chegam por vários quilômetros de interceptores.
O projeto foi executado em parceria com o Governo Federal e por isso a solenidade contou com a presença de representantes da Presidência da República e da Caixa Econômica Federal.
A ETE
O projeto tem um sistema de interceptação unificando sistematizando o esgotamento sanitário do município com a ETE. A capacidade inicial é de 510,73 litros/segundo. O empreendimento tem uma única unidade para atender às duas bacias hidrográficas da sede do município.
O sistema de tratamento conta com seis novos interceptores, perfazendo aproximadamente 31 km. O tratamento do esgoto sanitário será em duas fases, uma anaeróbica, constituída por reator do tipo UASB, e outra aeróbica, composta por filtros biológicos percoladores e decantadores secundários.

Sete Lagoas Câmeras do sistema Guardião 7L flagram furto de plantas em praça pública de Sete Lagoas
Santana de Pirapama Aluno leva faca para escola e ameaça colega em Santana de Pirapama
Educação Unidades de educação infantil recebem plantios de mudas da Escola Verde
Mobilidade urbana Prefeito Douglas Melo esclarece intervenção em ciclovias
Saúde pública Levantamento de incidência do Aedes aegypti classifica BH como área de baixo risco
Transporte público PBH realiza operação especial de transporte para atender locais de provas do Enem
Acidente Boas notícias: jovem Mateus Fillipe reage muito bem e está em progressiva recuperação no Hospital Municipal de Sete Lagoas
Futsal Torneio de futsal reúne alunos da rede municipal em projeto de prevenção à violência
Premiação PBH recebe prêmio internacional com projeto para enfrentamento do calor e inundações Mín. 17° Máx. 26°


