
Em janeiro de 2020, a contaminação de cervejas da marca Backer por dietilenoglicol e monoetilenoglicol causou uma grave crise de saúde em Belo Horizonte e região metropolitana.
Até hoje, cinco anos depois, as vítimas convivem com sequelas severas e seguem sem reparação financeira, enquanto o julgamento dos responsáveis ainda não foi concluído.
A contaminação, atribuída a um vazamento nos tanques da fábrica, deixou dez mortos e dezenas de pessoas intoxicadas. Muitos desenvolveram problemas irreversíveis de saúde.
O bancário Luciano Guilherme de Barros, por exemplo, sofre com paralisia facial, problemas renais e perda parcial de visão e audição. Ele teme precisar de diálise ou transplante no futuro. “A minha vida hoje é ficar dentro de casa”, relatou.
O mecânico Geraldo Lopes Dias, que também foi vítima, morreu no mês passado aos 72 anos, após desenvolver câncer no fígado, possivelmente relacionado à intoxicação. “Ele morreu sem ver justiça”, lamentou sua esposa, Luzi Braga.
Situação judicial
Em setembro de 2020, o Ministério Público denunciou 11 pessoas, incluindo sócios-proprietários da Backer, por homicídio, lesão corporal e outros crimes. Contudo, até hoje, o julgamento não foi concluído.
Repercussão e impacto
A tragédia continua afetando a vida de vítimas e familiares, que aguardam respostas e reparação. Enquanto isso, a Backer permanece fechada, e o caso segue como um dos maiores escândalos envolvendo a indústria de bebidas no Brasil.

Sete Lagoas Câmeras do sistema Guardião 7L flagram furto de plantas em praça pública de Sete Lagoas
Santana de Pirapama Aluno leva faca para escola e ameaça colega em Santana de Pirapama
Educação Unidades de educação infantil recebem plantios de mudas da Escola Verde
Mobilidade urbana Prefeito Douglas Melo esclarece intervenção em ciclovias
Saúde pública Levantamento de incidência do Aedes aegypti classifica BH como área de baixo risco
Transporte público PBH realiza operação especial de transporte para atender locais de provas do Enem
Acidente Boas notícias: jovem Mateus Fillipe reage muito bem e está em progressiva recuperação no Hospital Municipal de Sete Lagoas
Futsal Torneio de futsal reúne alunos da rede municipal em projeto de prevenção à violência
Premiação PBH recebe prêmio internacional com projeto para enfrentamento do calor e inundações Mín. 17° Máx. 26°


