
A morte de um homem de 35 anos durante uma abordagem policial na noite de domingo (2), na ocupação Ondina Vasconcelos, em Sete Lagoas, gerou controvérsia e várias acusações nas redes sociais. Imagens que circulam em grupos de mensagens mostram o homem sendo imobilizado no chão, e testemunhas afirmaram que policiais teriam pisado no pescoço do indivíduo, levando-o a óbito por sufocamento.
No entanto, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) divulgou uma nota oficial com uma versão diferente dos fatos. De acordo com o boletim de ocorrência, durante o patrulhamento preventivo na região da ocupação, os policiais avistaram um indivíduo em atitude suspeita. Ao tentar realizar a busca pessoal, o homem teria resistido, sendo necessário imobilizá-lo no chão e algemá-lo para garantir a segurança da equipe e do próprio abordado.
Versão da Polícia Militar
Ainda segundo a PM, após a imobilização, o homem ficou inerte, o que gerou a suspeita de que ele pudesse ter ingerido um objeto, obstruindo suas vias aéreas. Imediatamente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, e os policiais iniciaram manobras de socorro, removendo as algemas para facilitar o atendimento.
A nota da PM também afirma que as imagens da ocorrência mostram que os policiais agiram dentro dos protocolos operacionais e se empenharam em prestar socorro. Quando o SAMU chegou, os profissionais de saúde realizaram uma laringoscopia e encontraram um invólucro plástico na orofaringe do abordado. O objeto foi retirado, a intubação foi realizada, oxigênio foi administrado, e tentativas de reanimação cardiopulmonar foram feitas por 40 minutos. Apesar dos esforços, o homem não resistiu e faleceu.
Substâncias e objetos apreendidos
Ao examinar o invólucro plástico retirado da orofaringe, a PM constatou que se tratava de uma embalagem plástica de papel higiênico contendo 13 pedras de crack e 10 papelotes de cocaína. Além das drogas, também foram apreendidos uma faca, um aparelho celular e R$ 85,00 em dinheiro com o abordado.
A PM informou ainda que o homem tinha passagens por apropriação indébita de coisa alheia móvel e lesão corporal.
O caso está sendo investigado para esclarecer todas as circunstâncias da morte.
Nota oficial da Polícia Militar
A Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do 25º Batalhão, emitiu uma nota à imprensa na qual esclarece os detalhes da abordagem. O comunicado reafirma que os policiais, durante o patrulhamento preventivo, visualizaram o homem em atitude suspeita e, ao tentar realizar a busca pessoal, houve resistência, o que levou à necessidade de imobilização. Após a imobilização, o homem ficou inerte, o que fez com que os policiais suspeitassem que ele tivesse engolido um objeto.
A PM destaca que os policiais agiram conforme os protocolos operacionais e se empenharam em prestar o socorro necessário, com o apoio do SAMU. A nota também reforça que o material encontrado com o homem inclui substâncias entorpecentes, e que a PM reafirma seu compromisso com a transparência e a preservação da vida. O caso segue sob investigação.
Sete Lagoas Homem é encontrado morto em lote vago em sete lagoas
Solidariedade Casal que selou matrimônio em hospital de Sete Lagoas precisa de ajuda urgente
Ensino superior UFSJ terá novo curso em Sete Lagoas Mín. 16° Máx. 29°


