
O Cadastramento Escolar 2018 que, pela primeira vez, foi feito totalmente pela internet, já tem seu balanço final. Este ano, no período de 12 a 23 de junho, foram realizadas 162.097 inscrições de pessoas interessadas em ingressar no fundamental da rede pública de ensino no ano que vem.
É por meio do cadastramento que o Governo do Estado e as prefeituras podem dimensionar a demanda escolar para o próximo ano e, dessa forma, encaminhar as crianças que vão iniciar os estudos, os alunos que desejam a transferência para a rede pública e os estudantes que queiram retornar à escola, seja qual for o ano do ensino fundamental, em uma unidade próxima de sua residência.
Para a superintendente de Organização e Atendimento Educacional da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Vera Vidigal, o cadastramento, feito pela primeira vez a partir de formulário eletrônico disponibilizado na Internet, foi um sucesso e muito bem aceito pela população.
“A SEE investiu muito para facilitar o cadastramento dos inscritos e a adesão foi excelente. O formulário, de simples usabilidade, não apresentou problemas e, caso os pais e/ou responsáveis tenham notado algum problema nos dados do aluno cadastrado, eles podem buscar as comissões regionais de ensino, ou corrigir os dados, se for o caso, no ato da matrícula’, comenta Vera.
A maior parte dos estudantes cadastrados é formada por crianças que vão completar 6 anos até o dia 30 de junho de 2018, e estarão iniciando os estudos no próximo ano.
Na capital, de acordo com informações da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), foram cadastrados 25.263 estudantes. Nos demais municípios do estado, em que o cadastro foi realizado por meio do site da Educação, o número de inscrições foi de 136.834 candidatos. Desse total, 96.344 são da educação infantil, 9.480 são alunos transferidos de escolas particulares e 2.263 estão retomando os estudos. Registra-se, também, que 28.747 candidatos não informaram a procedência no ato de inscrição.
Matrícula
O encaminhamento para matrícula obedecerá, prioritariamente, ao zoneamento escolar. Esgotadas as vagas das escolas de cada zoneamento, o candidato será encaminhado para a escola pública de acesso mais fácil.
Os cadastrados de Belo Horizonte receberão uma carta com a orientação da escola para a qual o candidato foi encaminhado. Já os cadastrados no interior deverão procurar os postos de cadastramento de seu município ou a Superintendência Regional de Ensino da localidade para saber para qual escola foi encaminhado.
A matrícula será unificada nas redes públicas – estadual e municipal – e ocorrerá entre 11 e 15 de dezembro de 2017. Para garantir a vaga, o aluno, ou seu responsável, deverá comparecer a escola para qual foi encaminhado para efetivar sua matrícula, levando os seguintes documentos:
- cópia e original da conta de luz da residência do candidato, em conformidade com o endereço atestado na inscrição;
- CPF do responsável;
- cópia e original da certidão de nascimento ou carteira de identidade do aluno;
- comprovante de escolaridade, quando for o caso de transferência de outros municípios, retorno aos estudos ou cursos da EJA.
Educação Infantil Em nota, Prefeitura de Sete Lagoas confirma fim da Educação Física na educação infantil municipal
Premiação Cientista brasileiro entra para a lista dos mais influentes do mundo por método que combate dengue
Graduação Mais 700 alunos se formam no Programa de Inclusão Digital da PBH Mín. 19° Máx. 29°

