
A partir de abril de 2025, farmacêuticos poderão prescrever medicamentos, incluindo os que exigem receita médica, de acordo com a nova resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF). A medida, que entra em vigor em 30 dias, amplia a atuação dos farmacêuticos, permitindo que eles prescrevam medicamentos dentro de protocolos clínicos estabelecidos, além dos medicamentos isentos de prescrição, como analgésicos e remédios para doenças mais leves.
No entanto, a prescrição de medicamentos será restrita a profissionais com o Registro de Qualificação de Especialista (RQE) em áreas como Farmácia Clínica, garantindo maior competência no atendimento. O CFF também afirmou que a nova resolução busca complementar a assistência médica, não substituindo a função dos médicos.
Embora a medida tenha sido defendida pelo CFF, entidades médicas, como o Conselho Federal de Medicina, consideram que a prescrição de medicamentos deve ser exclusiva dos médicos, questionando a legalidade da medida. O CFF argumenta que a prescrição farmacêutica está respaldada por uma legislação vigente e visa melhorar a segurança e qualidade do atendimento ao paciente.
O novo cenário pode gerar debates jurídicos, com o CFM já se posicionando contra a resolução. A consulta sobre a habilitação dos farmacêuticos para prescrever medicamentos poderá ser feita diretamente no site do CFF.
Fonte: Conselho Federal de Farmácia
Crédito da foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Teatro Sete Lagoas recebe 1º Festival de Teatro com programação gratuita e acessível
Verbas públicas Destinação de verbas impositivas dos vereadores são demonstradas no site da Prefeitura; veja os vereadores que mais destinaram recursos
Conferência Estadual SERPAF participa da 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável
Religião Encontro “O Chamado Vicentino” reúne jovens em Sete Lagoas para fim de semana de fé e discernimento
Meio ambiente Gruta Rei do Mato e Bombeiros convidam parceiros para prevenir incêndios
Violência à mulher Homem é preso após agredir companheira e disparar arma de fogo dentro de casa em Sete Lagoas Mín. 20° Máx. 27°


