
A cidade de Sete Lagoas se despede com profunda tristeza de Célia Guimarães Santana, uma das mais consagradas trovadoras mineiras e figura proeminente da vida cultural e social do município. Célia, que também presidiu o Clube de Letras e dos Trovadores de Sete Lagoas, faleceu nesta semana, deixando um legado de sensibilidade poética e um exemplo de ativa participação em causas assistenciais.
A comunidade literária e inúmeros admiradores lamentam a perda irreparável de Célia Guimarães Santana. Sua alma de poetisa encantou diversas gerações, e sua presença marcante deixa um vazio significativo no cenário cultural de Sete Lagoas.
O velório foi realizado nesta quarta-feira (09 de abril de 2025), na Capela do Asilo de São Vicente de Paulo, até as 14h. Logo após o corpo será sepultado no Cemitério Santa Helena.
O legado de Célia Guimarães Santana vai além de sua rica produção literária. Sua trajetória foi marcada por um profundo envolvimento com diversas instituições assistenciais, demonstrando sua generosidade e forte compromisso social. Sua contribuição para a literatura e a cultura local é considerada inestimável, especialmente na promoção e preservação da arte da trova, que ela tanto amava.
Em um reconhecimento à sua importância, a vida e a obra de Célia Guimarães Santana foram celebradas em outubro do ano passado com o lançamento do documentário “Memórias de Célia Guimarães Santana”. Dirigido por Paulinho do boi e com roteiro de Gabriel Eugênio, o filme não apenas homenageou sua produção literária, mas também abordou a relevância da participação social de pessoas com Alzheimer. A própria Célia utilizou a escrita como uma poderosa ferramenta para lidar com a doença, revelando mais uma faceta de sua força e sensibilidade.
A partida de Célia Guimarães Santana representa uma grande perda para a cultura de Sete Lagoas, mas seu legado de poesia, sensibilidade e engajamento social permanecerá vivo na memória da cidade.
Seu dinheiro É fake news: Pix não é tributado, independentemente do valor
Futebol Articulação que deu resultado: Cruzeiro confirma jogos do feminino na Arena do Jacaré em 2026
Desaparecimento Jovem de 18 anos está desaparecida desde o fim de semana em Sete Lagoas
Furto Carga de doces da marca Doce Ouro de Minas é furtada após arrombamento de caminhão em Sete Lagoas
IPTU Prefeitura de Sete Lagoas define calendário e regras para o IPTU 2026
Teatro Sete Lagoas recebe 1º Festival de Teatro com programação gratuita e acessível
Verbas públicas Destinação de verbas impositivas dos vereadores são demonstradas no site da Prefeitura; veja os vereadores que mais destinaram recursos
Conferência Estadual SERPAF participa da 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável
Religião Encontro “O Chamado Vicentino” reúne jovens em Sete Lagoas para fim de semana de fé e discernimento Mín. 19° Máx. 23°


