Segunda, 05 de Maio de 2025
21°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Cidades Turismo

Circuito das Grutas dá posse à nova diretoria e inaugura nova sede

Prefeito de Cachoeira da Prata e vice-prefeita de Lagoa Santa assumem presidência e vice-presidência da Instância de Governança Regional (IGR) Grutas

05/05/2025 às 10h23
Por: Redação
Compartilhe:
Posse da nova diretoria da Instância Governamental Regional Circuito das Grutas
Posse da nova diretoria da Instância Governamental Regional Circuito das Grutas

A Instância de Governança Regional (IGR) Grutas está de casa e diretoria novas! Na última terça (29/04) um grande evento movimentou a região: a posse festiva da nova diretoria e a inauguração da nova sede administrativa do Circuito das Grutas. A solenidade foi realizada no Hotel Tulip Inn onde também está localizada a nova sede.

 

Ao se despedir do cargo de presidente, Mariela França, agradeceu aos municípios pela confiança: “Quero agradecer de coração aos municípios associados que acreditaram no propósito de reestruturação desta associação. A confiança e apoio de cada município associado foram fundamentais para que pudéssemos caminhar juntos, alcançar nossos objetivos e entregar resultados tão robustos. Hoje olhamos para trás e vemos o quanto alcançamos, vemos o quanto crescemos, o quanto aprendemos e o quanto contribuímos para o desenvolvimento turístico da nossa região. Enxergamos também o quanto ainda temos para fazer para continuar crescendo e melhorando. Quero agradecer de forma especial ao Hotel Tulip Inn, na pessoa do gerente geral Roberto Tavares e equipe, por ter nos acolhido de forma tão generosa. Sigo como Gestora Técnica da IGR Grutas com a mesma garra e coragem de uma turismóloga raiz que ama o que faz”. 

 

A presidência da IGR Grutas foi assumida pelo prefeito de Cachoeira da Prata, Clecio Gonçalves, e a vice-prefeita de Lagoa Santa, Adélia do Carmo. Também foi dada posse aos diretores e conselheiros fiscais que estão assumindo o compromisso de administrar o desenvolvimento turístico da região nos até 2029. “Tenho pela frente um desafio enorme pois recebo essa presidência com uma instituição já estruturada e com grandes feitos pelas gestões passadas. Mas eu e a Adélia queremos usar da nossa força de articulação política para trazer mais recursos para a região e ampliar o trabalho que já foi realizado tendo um diálogo mais próximo com os gestores municipais, conscientizando da importância e da força da IGR para o desenvolvimento econômico dos municípios associados”.

 

Parcerias e presenças que abrilhantaram a celebração

Além da posse dos eleitos, a solenidade contou com momentos de fala de autoridades como o comandante da 19ª RISP, Cel. Fraga, que reforçou as ações de segurança na região, principalmente durante grandes eventos, para que nos tornemos um local seguro tanto para os moradores quanto para turistas e visitantes. A presidente da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur-MG), Teresa Lemos, falou da alegria de estar presente neste momento histórico da inauguração da segunda sede própria e de ver a união do poder público com a gestão técnica para o desenvolvimento desta IGR. 

 

Um novo e importante parceiro também foi anunciado: a Emater-MG, cujo presidente Otávio Maia falou do fomento ao turismo rural como forma de renda para pequenas propriedades com apoio da Emater. O gestor da Elétrica Norte, Thiago Norte, celebrou a oportunidade de associar a empresa ao turismo e ser um dos patrocinadores das obras da nova sede, se colocando à disposição para novas parcerias. 

 

O evento foi prestigiado por prefeitos e vereadores da região, representantes dos 15 municípios associados, além de representantes de deputados estaduais e federais e uma comitiva da Prefeitura de Cachoeira da Prata e de Lagoa Santa. As forças de segurança pública também estavam representadas pela Polícia Militar, Civil e Penal, afinal não há turismo sem segurança. E claro que muitos parceiros prestigiaram a solenidade como Elétrica Norte, Urbanes Parques, Tatu Adventure, Lourdinha Turismo, doceiras da Rota das Doceiras (Lagoa Santa), Ceramistas Maria-Quem-Dera, (Pedro Leopoldo), artesãos de todo o território, IEF,  ICMBio e imprensa.

 

Nova Sede

A bateria do Boi Bumbá de Paraopeba recebeu os convidados para a inauguração oficial da sede da IGR Grutas, anexa ao Hotel Tulip Inn, com um show de cultura regional e tradição passada de geração em geração. Após o momento solene de corte da fita pelas autoridades, os presentes puderam conhecer o primeiro piso da sede onde há um espaço de promoção e comercialização de souvenirs e quitandas da região, além de receptivo turístico com apresentação dos atrativos de toda a região e venda de passeios. A sede será aberta à visitação de segunda à sexta das 8h30 às 18h, sábado de 8h30 às 14h e domingo de 8h30 às 12h.

 

Coquetel

O tradicional buffet sete-lagoano Sofia Chamon serviu um coquetel com o que há de melhor em doces e quitandas do território que pode ser apreciado ao som do cantor Pedro. Os convidados puderam saborear delícias dos parceiros da Rota Doces e Quitandas como a empadinha de Cachoeira da Prata, feitas pela Hosana Salgados, queijo e o tradicional doce de leite do Cremoso da Roça (Sete Lagoas), geléias e licores da Trilhas do Cipó (Santana de Pirapama), bolos, doces e geléias da Rota das Doceiras e do Mercadinho Dona Roxa (Lagoa Santa). Os parceiros da Rota Frango e Cachaça também estiveram presentes com degustação de seus produtos: Cachaça Vitorina (Fortuna de Minas), o melhor do whisky nacional e as cachaças premiadas internacionalmente da Lamas Destilaria (Matozinhos).

 

Nova Diretoria

Conheça os membros da nova Diretoria da IGR Grutas eleita para o quadriênio 2025/2029:

 

`Presidente: Clécio Gonçalves da Silva, Prefeito Municipal de Cachoeira da Prata

Vide-presidente: Adélia do Carmo, Vice Prefeita de Lagoa Santa

 

Diretor Secretário: Douglas Gonçalves Moreira, Gerente de Turismo de Confins

Doretor Financeiro: Flávio Pereira, Coordenador de Cultura e Turismo de Paraopeba

Diretora de Marketing: Rafaela Caroline Alves da Silva, Coordenadora de Turismo de São José da Lapa

Diretora de Comunicação: Claudia Elane de Souza, Secretária Adjunta de Turismo de Sete Lagoas

Diretor de Meio Ambiente: Pablo Junio Pires Faria, Secretário Municipal de Turismo e Meio Ambiente de Cordisburgo

Conselheiro Fiscal: Márcia Fernandes, Assessora de Turismo de Prudente de Morais

Conselheiro Fiscal: Débora de Castro, Secretária Municipal de Turismo de Caetanópolis

Conselheiro Fiscal: Grazielle de Almeida, Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Capim Branco

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas - MG
Sobre o município Notícias de Sete Lagoas - MG
Sete Lagoas, MG Atualizado às 12h06 - Fonte: ClimaTempo
21°
Parcialmente nublado

Mín. 13° Máx. 23°

Ter 26°C 13°C
Qua 26°C 14°C
Qui 27°C 14°C
Sex 28°C 15°C
Sáb 29°C 16°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio