A Prefeitura de Sete Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou o horário de funcionamento de três Unidades Básicas de Saúde (UBS) em resposta ao Decreto Municipal nº 7.505/2025, que declara Situação de Emergência em Saúde Pública.
A medida foi adotada devido ao aumento expressivo e repentino dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que vêm pressionando fortemente a rede municipal de saúde, especialmente os leitos clínicos e de UTI pediátricos e adultos.
As UBSs Cidade de Deus, Orozimbo Macedo e Nossa Senhora das Graças agora funcionam das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira, com atendimentos voltados à demanda espontânea, síndromes gripais e atendimento farmacêutico. O objetivo é descentralizar o fluxo de pacientes, desafogar as unidades hospitalares e garantir maior acesso da população aos cuidados básicos de saúde, especialmente durante o pico da sazonalidade das doenças respiratórias.
A Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação contra a Influenza como medida de prevenção fundamental neste cenário. A população deve estar atenta, sobretudo para garantir a imunização de quem depende da ajuda de terceiros para se locomover até os pontos de vacinação:
· Crianças de 6 meses a menores de 2 anos
· Pessoas com 70 anos ou mais
· Gestantes
· Puérperas (mulheres no pós-parto)
“Estamos ampliando o horário das UBSs para garantir acesso rápido e acolhedor a quem apresenta sintomas gripais e outras demandas de saúde neste momento crítico. Também reforçamos que a vacinação é uma forma segura e eficaz de proteger a si e aos mais vulneráveis. Por isso, é fundamental que as famílias ajudem crianças pequenas, idosos e gestantes a comparecerem aos locais de vacinação”, destacou o secretário municipal de Saúde, Jean Barrado.
Mín. 16° Máx. 23°