Capim Branco decretou situação de emergência por conta da alta de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na última semana. O município teve um salto no número de casos entre abril e maio deste ano.
Em relatório produzido pela Secretaria Municipal de Saúde, anexo ao decreto, a cidade atendeu até a última quinta-feira (15) 106 pacientes com SRAG, 73% de aumento comparado a abril (61) em suas Estratégias de Saúde da Família (ESF). Em outro dado, no pronto atendimento da cidade, foram 792 com SRAG, sendo estes 296 com síndrome gripal leve a moderada (37% dos casos). Cinco pessoas até o momento tiveram evolução para casos graves, com quatro transferências e um óbito.
Capim Branco e soma a Sete Lagoas e outras 25 cidades mineiras que já decretaram situação de emergência por conta de SRAG. Ao todo, Minas Gerais teve mais de 460 mil notificações da síndrome, com 8,8 mil hospitalizações – a maior parte delas crianças entre 1 a 9 anos de idade.
A prevenção é o melhor remédio: nas unidades de saúde podem ser encontradas doses de vacinas da gripe, uma das principais doenças que podem evoluir para SRAG. O rinovírus, mais grave em crianças e com alta taxa de mortalidade, requer atenção especial: adultos que estão apresentando sintomas respiratórios devem evitar o contato com bebês. O uso de máscaras em locais de grande aglomeração e ambientes fechados, além da higienização constante das mãos evita a propagação destas doenças.
Mín. 14° Máx. 25°