
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira (2), o recolhimento de três marcas de bebida sabor café. Com a determinação, a comercialização, distribuição, fabricação e propaganda dos produtos está proibida.
O surgimento de produtos do tipo, chamado de café fake, se deu, sobretudo, após o encarecimento no preço da bebida desde o ano passado. Segundo a Anvisa, a proibição atinge as seguintes marcas e empresas:
· Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café - Master Blends Indústria de Alimentos Ltda.
· Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café Tradicional Marca Melissa - D M Alimentos Ltda.
· Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café Preto Marca Pingo Preto - Jurerê Caffe Comércio de Alimentos Ltda.
A medida, segundo a Anvisa, foi adotada após inspeção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). "Nos três casos, os motivos da proibição são os mesmos", segundo a Anvisa.
Foi constatado uso de matéria-prima imprópria para o consumo humano, contaminada com ocratoxina A, uma micotoxina produzida por fungos.
Também houve presença de matérias estranhas e com impurezas, denominadas incorretamente no rótulo como polpa de café e café torrado e moído, que na verdade eram cascas e resíduos de café, segundo a Anvisa.
"Houve contaminação no produto acabado, indicando falhas nas boas práticas de fabricação, no processo de seleção de matérias-primas, e na produção e controle de qualidade do produto final", alertou a Anvisa.
Segundo a Anvisa, os rótulos dos produtos também continham imagens e informações que podem causar erro e confusão em relação à natureza do produto, podendo levar o consumidor a entender que o produto se trata de café. "Os produtos devem ser recolhidos pelas empresas e não devem ser consumidos", determinou a Anvisa.
Teatro Sete Lagoas recebe 1º Festival de Teatro com programação gratuita e acessível
Verbas públicas Destinação de verbas impositivas dos vereadores são demonstradas no site da Prefeitura; veja os vereadores que mais destinaram recursos
Conferência Estadual SERPAF participa da 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável
Religião Encontro “O Chamado Vicentino” reúne jovens em Sete Lagoas para fim de semana de fé e discernimento
Meio ambiente Gruta Rei do Mato e Bombeiros convidam parceiros para prevenir incêndios
Violência à mulher Homem é preso após agredir companheira e disparar arma de fogo dentro de casa em Sete Lagoas Mín. 20° Máx. 27°


