
A Prefeitura de Sete Lagoas e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) celebraram uma parceria inédita para a implantação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Saúde, o primeiro do tipo em todo o interior do estado. A unidade será especializada na mediação e conciliação de demandas relacionadas à área da saúde, tornando Sete Lagoas uma referência em inovação na resolução de conflitos judiciais.
O CEJUSC SAÚDE – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – é uma iniciativa idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio de resolução normativa, com o objetivo de ampliar o acesso à Justiça, reduzir a judicialização excessiva e garantir mais agilidade, economia e efetividade nas soluções de demandas. Cada tribunal estadual pode aderir à proposta e, agora, com a implantação em Sete Lagoas, Minas Gerais passa a contar com sua primeira unidade voltada exclusivamente à saúde.
A proposta é oferecer um canal direto, especializado e mais rápido para resolver conflitos que envolvem pedidos de medicamentos, exames, cirurgias, internações e outras demandas na área da saúde pública e suplementar. “A instalação do CEJUSC SAÚDE representa um grande avanço para o município e para o cidadão, que passará a contar com uma estrutura preparada para garantir respostas mais rápidas e justas em situações que afetam diretamente sua qualidade de vida”, destaca o prefeito Douglas Melo.
Atualmente, Sete Lagoas já conta com CEJUSCs voltados para outras áreas, como o consumidor, idosos e dívidas fiscais. De acordo com a Dra.Alessandra Lisboa, Procuradora do Município, com a nova unidade da saúde, o município reafirma seu compromisso com a justiça cidadã, o respeito aos direitos fundamentais e a construção de soluções mais humanas e eficazes, especialmente em questões de alta sensibilidade social.
“O CEJUSC Saúde será uma importante oportunidade para resolver, de forma administrativa, as demandas contra o Município de Sete Lagoas, além de permitir o adequado direcionamento aos demais entes federados — especialmente ao Estado de Minas Gerais — das demandas especializadas e de alto custo na área da saúde”, ressaltou Lisboa.
De acordo com Dra. Fabiana Abreu, Procuradora Geral do Município, o CEJUSC Saúde representa uma inovação significativa para a Procuradoria e para a população. “Trata-se de uma solução estratégica para reduzir o número de ações judiciais contra o município, promovendo a resolução de conflitos de forma mais rápida, dialogada e eficaz.
Atualmente, processos demorados envolvendo questões de saúde impactam diretamente os cidadãos, ocasionando atrasos no acesso a medicamentos, exames, cirurgias e outros tratamentos essenciais. O CEJUSC Saúde vem para transformar essa realidade, oferecendo respostas ágeis e consensuais entre as partes. Menos burocracia, mais soluções eficientes”, explicou.
A iniciativa será implantada inicialmente como projeto piloto, com a perspectiva de expansão para outras áreas, consolidando uma nova cultura na resolução de disputas no município. É um passo rumo à modernização, ao diálogo e à adoção de soluções inteligentes. “Outro aspecto relevante é o impacto positivo sobre a atuação da Procuradoria. O alto volume de processos judiciais sobrecarrega a estrutura da Procuradoria. Com o CEJUSC Saúde, esses profissionais poderão se dedicar a questões mais estruturais e estratégicas, fortalecendo a defesa do interesse público. O resultado será uma gestão mais eficiente, com ganhos significativos em qualidade jurídica e justiça social”, finalizou Fabiana.
A Procuradoria reafirma seu compromisso com a população: trabalhar por um sistema mais acessível, célere e eficaz, que garanta direitos, fortaleça a governança e aproxime a justiça do cidadão.
A parceria entre o Executivo Municipal e o TJMG reforça a importância do diálogo institucional e da atuação conjunta para o fortalecimento da cidadania. Em breve, a unidade será oficialmente instalada e começará a atender a população de forma totalmente gratuita.
Teatro Sete Lagoas recebe 1º Festival de Teatro com programação gratuita e acessível
Verbas públicas Destinação de verbas impositivas dos vereadores são demonstradas no site da Prefeitura; veja os vereadores que mais destinaram recursos
Conferência Estadual SERPAF participa da 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável
Religião Encontro “O Chamado Vicentino” reúne jovens em Sete Lagoas para fim de semana de fé e discernimento
Meio ambiente Gruta Rei do Mato e Bombeiros convidam parceiros para prevenir incêndios
Violência à mulher Homem é preso após agredir companheira e disparar arma de fogo dentro de casa em Sete Lagoas Mín. 20° Máx. 27°


