
· A partir da próxima segunda-feira, 23 de junho, medicamentos conhecidos como canetas emagrecedoras, como Ozempic, Wegovy, Saxenda e similares, só poderão ser vendidos mediante apresentação de receita médica em duas vias, conforme nova regra aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
· A medida, deliberada pela Diretoria Colegiada da agência em abril, tem como objetivo aumentar o controle sobre a comercialização desses produtos, além de coibir a automedicação e o uso indiscriminado, especialmente para fins estéticos.
· Em farmácias de Belo Horizonte e outras cidades, já é possível encontrar comunicados alertando os clientes sobre a mudança. Em uma das placas, lê-se: “Por decisão da Anvisa, essa regra visa aumentar o controle da venda desses medicamentos, além de coibir a automedicação e o uso indiscriminado”.
· A nova exigência é semelhante à já aplicada aos antibióticos, com a retenção da receita no momento da compra.
A decisão foi motivada pelo aumento de eventos adversos associados ao uso inadequado dessas substâncias, sobretudo entre pessoas que as utilizam sem acompanhamento médico, com a promessa de emagrecim
SETE LAGOAS Escola Estadual Mauro Faccio Gonçalves conquista 2ª maior nota do ENEM 2025 em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Exposete 2026 já tem grandes atrações confirmadas; veja lista completa
SETE LAGOAS Bloqueio de R$ 4,3 bilhões na Defesa coloca mais de 200 empregos da IDV em risco em Sete Lagoas Mín. 14° Máx. 27°


