
O ferro-gusa, principal produto produzido em Sete Lagoas, escapou da tarifação de 50% de exportação aos Estados Unidos, imposta pelo presidente Donald Trump – este e outros quase 700 produtos estão na “lista de exceção” do decreto que regulamenta o tarifaço contra o Brasil, que começará no próximo dia 6 de agosto (adiado em cinco dias, onde estava previsto para iniciar nesta sexta-feira, 1°).
O decreto presidencial foi assinado nesta quarta-feira (30); 64,9% do gusa produzido em todo o estado vai para o EUA, com um impacto de 1,8 bilhão de dólares. Cerca de 5 mil pessoas estão empregadas no setor guseiro em Sete Lagoas.
Na terça-feira (29), o ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira (PSD) se reuniu com políticos e empresários do setor em Brasília (com a presença do prefeito de Sete Lagoas Douglas Melo – PSD). Os políticos prometeram ações para manter empregos e minimizar os impactos econômicos que vão além da tarifação.
43% dos produtos brasileiros escaparam da taxação, ou seja 694 itens:
Isentas todas as aeronaves não militares, incluindo motores, peças, subconjuntos e simuladores. Abrange itens diversos, como sistemas elétricos, pneus e estruturas.
Não se aplica a carros de passeio (sedans, SUVs, minivans, vans de carga), caminhões leves e suas peças.
Estão livres da tarifa smartphones, telefones celulares ou sem fio, antenas, refletores, gravadores e reprodutores de áudio e vídeo.
Isenção para produtos de ferro, aço, alumínio e cobre, incluindo itens semiacabados e peças industriais.
Fertilizantes amplamente usados na agricultura brasileira não serão tarifados.
Inclui castanha-do-brasil, suco e polpa de laranja, mica bruta, madeira tropical, polpa de madeira e fios de sisal ou Agave.
Silício, ferro-gusa, alumina, estanho, ouro, prata, ferroníquel, ferronióbio e produtos ferrosos de redução direta estão isentos.
Não há tarifa sobre carvão, gás natural, petróleo e derivados (querosene, lubrificantes, parafina, coque, betume e energia elétrica).
Artigos exportados para reparo, modificação ou processamento e que retornam sob certas condições são isentos, exceto pelo valor agregado.
Produtos em deslocamento antes da entrada em vigor da ordem, com chegada aos EUA até 5 de outubro, não serão tarifados.
Produtos trazidos por passageiros em bagagens acompanhadas estão livres da alíquota.
Doações de alimentos, roupas e medicamentos voltadas a causas humanitárias são isentas, salvo riscos à segurança nacional. Também estão livres livros, filmes, CDs, pôsteres, obras de arte e conteúdos jornalísticos.
Agressão Ex-companheira tenta agredir homem após festa de confraternização em Sete Lagoas
Brutalidade Grávida de três meses é brutalmente agredida por homem em Sete Lagoas
Maus-tratos Em Sete Lagoas, cão quase morre dentro de carro e idoso é preso por abandono do animal
Ameaça Padrasto ameaça enteada após briga em Sete Lagoas
Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Trânsito Natal na BR-040 terá até 64% mais tráfego: Via Cristais reforça operação e segurança
Crime Funcionário denuncia injúria homofóbica em supermercado de Sete Lagoas
Educação Infantil Em nota, Prefeitura de Sete Lagoas confirma fim da Educação Física na educação infantil municipal
Ataque de animal Pitbull ataca mulher de 64 anos e cadela em Sete Lagoas; o cão de estimação está em estado grave Mín. 17° Máx. 31°

