Serão entregues neste mês nove unidades do blindado anfíbio Guarani, produzidos em Sete Lagoas, para o exército das Filipinas. Os veículos já estão no porto de Santos, em São Paulo e serão embarcados no final de semana.
Segundo o site Tecnologia e Defesa, o modelo entregue será o APC (Armoured Personnel Carrier, ou Blindado para Transporte de Pessoal, em tradução livre), com capacidade de levar 11 pessoas em seu interior. Estas nove viaturas fazem parte do contrato de 28 unidades assinados em fevereiro de 2021 no valor de 46 milhões de dólares entre a Elbit Systems, empresa israelense de tecnologia militar, com a IVECO Defense Vehicles (IDV) – acordo que teve a anuência do Exército Brasileiro, responsável pelo projeto.
Ainda de acordo com a publicação, o Exército Filipino demonstrou interesse em adquirir 114 viaturas Guarani em diferentes configurações. Para tanto, a IDV irá produzir o lote final deste primeiro contrato. Além do país asiático, as Forças de Segurança do Líbano (com 16 unidades) e o Exército do Brasil utilizam o blindado, com 750 unidades já produzidas.
Os Guarani que seriam entregues para as Filipinas sofreram embargo do Escritório Governamental de Controle de Exportação, órgão alemão, no ano de 2023. A sanção se deu pelo argumento de que o país asiático teria praticado violações de direitos humanos, e por isso, teria entrado em uma lista de sanções a bens de uso militar. Os veículos utilizam peças como aço balístico, periscópios, sistema de transmissão e outros feitos por empresas da Alemanha.
A suspensão do embargo aconteceu no segundo semestre de 2023.
A exportação acontece após o anúncio da venda da divisão de defesa da IVECO paraa Leonardo em anúncio realizado na última quinta-feira (31), por € 1,7 bilhão. Com essa aquisição, a empresa italiana se torna líder europeia no setor, em um movimento estratégico dos países da União Europeia em reforço a seus sistemas de defesa, após a crise da OTAN desencadeada pelos Estados Unidos, o principal financiador da aliança.
Mín. 13° Máx. 25°