Os acidentes envolvendo motociclistas se tornaram uma preocupação crescente em Sete Lagoas e nos 33 municípios da região que compreende até Curvelo. Dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional mostram um aumento alarmante de ocorrências, com motociclistas sendo as principais vítimas.
Em 2024, o SAMU registrou 1.585 acidentes, sendo 927 deles (58%) com motociclistas. A situação se agravou ainda mais em 2025: até 17 de julho, dos 874 atendimentos a acidentes de trânsito, 547 (65%) envolveram motociclistas, um aumento de 7% em relação ao ano anterior.
O perfil das vítimas é majoritariamente de jovens, e as causas mais comuns incluem excesso de velocidade, falta de atenção e ausência de equipamentos de proteção. Os dados do SAMU apontam que os ferimentos mais frequentes são graves, como traumas de face, fraturas expostas, trauma craniano e, em muitos casos, resultam em fatalidades. Um levantamento nacional reforça a gravidade da situação, mostrando que em 2024 mais de 12 mil motociclistas perderam a vida no Brasil.
De acordo com especialistas, muitas dessas tragédias poderiam ser evitadas com atitudes simples, como:
§ Respeitar a sinalização de trânsito;
§ Usar sempre os equipamentos de segurança, como capacete, jaqueta e luvas;
§ Manter uma distância segura dos outros veículos;
§ Não utilizar o celular enquanto dirige.
O SAMU e a Prefeitura de Sete Lagoas têm reforçado, por meio de campanhas, a importância da conscientização para reduzir esses números e, assim, preservar vidas no trânsito.
Mín. 16° Máx. 29°