O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) publicou, no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 4 de fevereiro, o Edital 01/226 de processo licitatório para contratação de empresa especializada na construção de reservatório com capacidade de 10 milhões de litros de água. Um projeto planejado para garantir segurança hídrica e abastecimento em situações emergenciais e períodos críticos.
O novo reservatório será construído na rua Luiz Miranda dos Santos, bairro São Pedro, local conhecido como Monte São João, bem ao lado de um equipamento do mesmo porte inaugurado em 2022. “Este local é estratégico. As adutoras da Estação de Tratamento de Água (ETA) já estão interligadas e a posição favorece a distribuição da água de maneira segura e eficiente”, explica Flávio da Mata, diretor-presidente do SAAE.
A nova estrutura vai integrar o Sistema São João, garantindo a oferta de água em regiões onde existe escassez em períodos secos. Além de segurança, este investimento também assegura grande economia de energia, já que a água será bombeada em períodos onde a tarifa de energia é menor, e distribuída por gravidade.
Este projeto é a cereja do bolo de um plano colocado em prática pela atual gestão da autarquia. Em comparativo com anos anteriores, as reclamações de falta de água caíram mais de 80% em Sete Lagoas. Evolução conquistada graças a estratégia que envolve diversas frentes como perfuração de novos poços, implantação de redes de distribuição, aquisição de modernos equipamentos para o sistema ETA – Rio das Velhas e reforma de vários reservatórios. Além de tudo isso, novos métodos de manobras de controle são adotados em momentos emergenciais.
O processo licitatório tem estimativa de custo de R$ 12 milhões, valor que pode ser reduzido pela concorrência entre interessados em assumir o contrato. Do total que será investido, aproximadamente R$ 6,5 milhões são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e restante será custeado pelo próprio SAAE. “Com esse reservatório, o SAAE dará um passo decisivo para garantir o abastecimento em qualquer situação. Nossa meta é garantir a melhor prestação de serviços em todas áreas e o fornecimento contínuo de água será sempre uma prioridade”, avalia o prefeito Douglas Melo.
A sessão que definirá a empresa vencedora da licitação será realizada no dia 26 de fevereiro, às 9 horas. Após a assinatura do contrato, a previsão é que o reservatório seja construído em, no máximo, seis meses. O edital da concorrência está disponível no site oficial da Prefeitura de Sete Lagoas www.setelagoas.mg.gov.br.
Velocidade Sete Lagoas terá etapa da Copa Sertão Mineiro de Enduro de Regularidade
SUS Prefeito Douglas Melo confirma entrega do Hospital Regional de Sete Lagoas no final de maio Mín. 19° Máx. 27°


