
Levar a música para todos os cantos da cidade tem sido a missão da Orquestra Jovem de Sete Lagoas. Desde o início do ano, a iniciativa ganhou um novo polo descentralizado no bairro Verde Vale, onde 60 crianças e adolescentes participam de aulas gratuitas de teoria musical e prática com flauta doce. O projeto é financiado pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas e conta com o apoio do Serpaf.
As aulas acontecem na Escola Municipal Hilário Pereira Fonseca e já começam a render frutos. Manuela Lavigne Machado de Almeida, de 9 anos, nunca havia tido contato com um instrumento musical. A flauta doce é sua porta de entrada para o universo da música. “Eu toco em casa o que aprendi na aula e minha mãe acha o máximo”, conta animada. Para ela, a experiência tem sido enriquecedora: “Tá sendo muito bom.”
Ana Clara de Souza Castro, de 10 anos, começou na música com um pandeiro, mas se encantou com a flauta. “Estou gostando muito”, diz. Em poucos meses, já consegue tocar boa parte de Asa Branca, clássico de Luiz Gonzaga. “É a que mais gosto de tocar”, revela.
Além delas, outras crianças como Arthur Guedes e Maria Eduarda Porto participam de uma das quatro turmas formadas neste primeiro semestre. O resultado surpreende até os professores. “A gente vê que essas crianças só precisam de uma oportunidade para mostrar o seu talento”, afirma o maestro Ivison Maximo Barbosa, regente da Orquestra Jovem e responsável pelas aulas no novo polo.
A descentralização do projeto é um dos pilares da Associação Cultural de Orquestras – ORQUESTRA’ARTE, mantenedora da Orquestra Jovem. “Sempre tivemos esse pensamento, de levar a música para as comunidades mais afastadas do centro. Só com a descentralização vamos poder ter acesso verdadeiro à cultura”, ressalta Marcos Aurélio dos Santos, presidente da associação.
O polo Verde Vale se soma ao polo principal no bairro Santa Luzia — mantido com patrocínio do Grupo Multitécnica e Iveco Group via Lei Rouanet — e ao polo Cidade de Deus, financiado pela Prefeitura e com previsão de retomada ainda em setembro.
As aulas seguem até o fim do ano e serão encerradas com apresentações públicas e gratuitas. “Queremos mostrar esses talentos para todo mundo”, finaliza o maestro Barbosa.
SETE LAGOAS Jovem é preso com 195 pedras de crack no Orozimbo Macedo, em Sete Lagoas
OPERAÇÃO POLICIAL Advogado de Sete Lagoas é alvo de operação contra pedofilia deflagrada no Mato Grosso
SETE LAGOAS Copa do Futuro 2026 chega à fase eliminatória com jogos decisivos em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Bispo de Sete Lagoas proíbe bebidas alcoólicas e bingos em festas religiosas
SETE LAGOAS Adolescente de 14 anos é apreendido com drogas e revólver no Jardim dos Pequis, em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Família procura por Amora, cachorrinha Pug desaparecida no bairro Emília, em Sete Lagoas
DEFESA Primeiro blindado Guaicurus produzido em Sete Lagoas é entregue ao Exército Brasileiro
SETE LAGOAS 59ª Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário celebra tradição da Guarda de Congo Santa Izabel em Sete Lagoas
SETE LAGOAS Organização da Exposete anuncia análise individual de pedidos sobre ingressos de menores Mín. 19° Máx. 31°
