
Levar a música para todos os cantos da cidade tem sido a missão da Orquestra Jovem de Sete Lagoas. Desde o início do ano, a iniciativa ganhou um novo polo descentralizado no bairro Verde Vale, onde 60 crianças e adolescentes participam de aulas gratuitas de teoria musical e prática com flauta doce. O projeto é financiado pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas e conta com o apoio do Serpaf.
As aulas acontecem na Escola Municipal Hilário Pereira Fonseca e já começam a render frutos. Manuela Lavigne Machado de Almeida, de 9 anos, nunca havia tido contato com um instrumento musical. A flauta doce é sua porta de entrada para o universo da música. “Eu toco em casa o que aprendi na aula e minha mãe acha o máximo”, conta animada. Para ela, a experiência tem sido enriquecedora: “Tá sendo muito bom.”
Ana Clara de Souza Castro, de 10 anos, começou na música com um pandeiro, mas se encantou com a flauta. “Estou gostando muito”, diz. Em poucos meses, já consegue tocar boa parte de Asa Branca, clássico de Luiz Gonzaga. “É a que mais gosto de tocar”, revela.
Além delas, outras crianças como Arthur Guedes e Maria Eduarda Porto participam de uma das quatro turmas formadas neste primeiro semestre. O resultado surpreende até os professores. “A gente vê que essas crianças só precisam de uma oportunidade para mostrar o seu talento”, afirma o maestro Ivison Maximo Barbosa, regente da Orquestra Jovem e responsável pelas aulas no novo polo.
A descentralização do projeto é um dos pilares da Associação Cultural de Orquestras – ORQUESTRA’ARTE, mantenedora da Orquestra Jovem. “Sempre tivemos esse pensamento, de levar a música para as comunidades mais afastadas do centro. Só com a descentralização vamos poder ter acesso verdadeiro à cultura”, ressalta Marcos Aurélio dos Santos, presidente da associação.
O polo Verde Vale se soma ao polo principal no bairro Santa Luzia — mantido com patrocínio do Grupo Multitécnica e Iveco Group via Lei Rouanet — e ao polo Cidade de Deus, financiado pela Prefeitura e com previsão de retomada ainda em setembro.
As aulas seguem até o fim do ano e serão encerradas com apresentações públicas e gratuitas. “Queremos mostrar esses talentos para todo mundo”, finaliza o maestro Barbosa.
Ranking das empresa Procon de Sete Lagoas apresenta ranking das empresas com mais reclamações em 2025
Tráfico de drogas Operação policial flagra tráfico de drogas no Centro de Sete Lagoas e apreende adolescente de 13 anos
Carnaval 2026 Último fim de semana do 7Folia promete muita animação em Sete Lagoas
Furto Caminhão é arrombado e carga de leite em pó é furtada no Centro de Sete Lagoas
Saúde pública Prefeitura Sete Lagoas vai zerar fila e garantir próteses dentárias para 3.300 pacientes
Prisão em flagrante Jovem é preso em flagrante: 19 buchas de maconha, 38 pedras de crack, R$ 130 em dinheiro trocado e um telefone celular em Sete Lagoas Mín. 20° Máx. 28°


