O Sindicato dos Artistas de Minas Gerais (SATED-MG) celebrou seus 40 anos com uma cerimônia especial na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Entre os homenageados, o coreógrafo e produtor cultural Alan Keller recebeu a Comenda das Artes, em reconhecimento à sua trajetória no Brasil e no exterior.
A honraria foi entregue pela presidente do SATED-MG, Magdalena Rodrigues, ao lado do vereador Diego Sanches, do deputado estadual Professor Wendel Mesquita e da diretora do Departamento de Dança, Adriana Vilella.
Mineiro de origem, Keller construiu uma carreira de destaque no cenário da dança. Coreógrafo premiado internacionalmente — eleito o melhor no maior festival de dança do mundo em 2022 — também atua no Carnaval carioca, assinando coreografias da Mocidade Independente de Padre Miguel, onde conquistou o Estandarte de Ouro ao lado de Marcelo Misailidis.
Alan ainda dirige a Cia. Jovem de Paraopeba, a Paraopeba Coletivo de Dança, Coletivo Mina e é curador do Festival Nacional de Arte de Rua – FENAR Brasil. Atuou com o Balé Bolshoi, o Balé Teatro Guaíra, a Companhia do Palácio das Artes, grupos da Alemanha, Áustria, entre outros. Atualmente se prepara para atuar na Bienal de Lyon, na França.
Reside em Paraopeba e Sete Lagoas e divide entre as duas cidades as suas conquistas e seu amor às origens. “Sou mineiro raiz, e celebro meu berço cultural, ancestral, como fontes inspiradoras para a busca das conquistas”, declarou.
Mín. 15° Máx. 32°