
A Polícia Federal e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizaram nesta sexta-feira (3/10) mais uma rodada de fiscalização em indústrias de bebidas após a disparada de casos de metanol no Brasil. Uma das indústrias fiscalizadas fica em Poços de Caldas, no Sul de Minas.
Os outros endereços fiscalizados ficam no interior de São Paulo, na região de Campinas, e nas cidades de Chapecó e Joinville, em Santa Catarina. Durante as buscas, agentes da PF e do Mapa coletaram amostras representativas dos produtos produzidos e armazenados, que serão encaminhadas a laboratórios para análise químico-sanitária.
“As verificações buscam identificar a conformidade dos insumos utilizados, a eventual presença de substâncias proibidas ou em concentrações acima dos limites legais, além de avaliar a rastreabilidade dos lotes e a responsabilidade pela fabricação ou manipulação”, informou a PF. O órgão apontou, ainda, que essa ação reforça o compromisso de proteger o consumidor, prevenir riscos à saúde e assegurar que a produção de bebidas no país esteja em conformidade com as normas legais e sanitárias.
O metanol, conhecido como "álcool da madeira", é uma substância altamente tóxica com odor semelhante ao álcool etílico comum. A identificação visual ou por cheiro dificulta-se quando misturado a bebidas alcoólicas, o que aumenta o risco para consumidores de produtos adulterados.
BELO HORIZONTE Inscrições para Visita Guiada ao Cemitério do Bonfim começam nesta quinta-feira (18)
BELO HORIZONTE PBH abre concurso para professores da Rede Municipal de Educação
NOVA PRISÃO Ex-jogador Jô é preso em boate de Belo Horizonte por dívida de pensão alimentícia
BELO HORIZONTE PBH convoca 100 aprovados em concursos públicos, 84 são professores da rede municipal
BELO HORIZONTE Zoológico de BH homenageia casais de animais com alimentação especial no Dia dos Namorados
MELHORIAS Novo Anel recebe manutenção de defensas metálicas a partir desta terça-feira (9)
BELO HORIZONTE PBH viabiliza operação de linhas afetadas por incêndio e garante atendimento para usuários
INCÊNDIO Garagem em Belo Horizonte é atingida por incêndio que destrói 27 ônibus e aciona Corpo de Bombeiros
BELO HORIZONTE Capivarã tem novo horário para contemplação do pôr do sol na Lagoa da Pampulha Mín. 11° Máx. 24°

