
A VLI Logística firmou um contrato de até R$ 500 milhões com a Progress Rail, subsidiária da Caterpillar com fábrica em Sete Lagoas. O acordo, válido por dez anos, prevê a prestação de serviços de manutenção (MSA) e terá foco nas operações do Corredor Norte, que abrange a Ferrovia Norte-Sul (FNS) e a Estrada de Ferro Carajás (EFC), administrada pela Vale. Este é o primeiro contrato desse tipo firmado pela Progress Rail na América do Sul.
A FNS e a EFC conectam o estado do Tocantins ao porto de São Luís (MA), permitindo o escoamento da produção de grãos da região conhecida como Matopiba — que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia — além de atender ao Mato Grosso, Pará e Goiás. O corredor transporta commodities como milho, soja e farelo de soja, além de celulose, combustíveis, ferro-gusa, minério de manganês e escória industrial.
Segundo a VLI, a parceria com a Progress Rail foi estruturada para atender à crescente demanda por transporte de cargas na região. O CEO da VLI, Fábio Marchiori, afirmou que o contrato poderá ser estendido à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), o que ampliaria significativamente o investimento, já que a FCA é dez vezes maior que a FNS.
“Contaremos com a expertise da Progress Rail para manter o material rodante do Corredor Norte em condições que garantam eficiência e segurança no transporte de cargas. Caso a parceria entregue os resultados esperados, poderemos considerar aplicar o mesmo modelo à FCA”, declarou Marchiori.
O vice-presidente executivo da Progress Rail, Jack Zhang, ressaltou que a fabricante trará para o Brasil sua cadeia de suprimentos global, expertise técnica e soluções de monitoramento digital para fortalecer a operação ferroviária no Norte do país. “Esperamos construir uma relação forte e duradoura que continue crescendo e gerando valor sustentável”, afirmou.
Minas Gerais concentra as duas únicas fábricas de locomotivas do Brasil. Além da unidade da Progress Rail, em Sete Lagoas, o Estado abriga a Wabtec Corporation, multinacional com planta em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
(Com informações da Folhapress)
Tiros Residência tem portão atingido por disparos de arma de fogo em Sete Lagoas
Concurso público Publicado edital da PCMG com 104 vagas para técnico assistente
Campanha Vakinha busca arrecadar R$ 1.127 para tomografia de Shopito, cachorro resgatado em Sete Lagoas
Acidente Motorista perde controle e veículo tomba após atingir obstáculo na MG-424, em Prudente de Morais
Preconceito Xenofobia: criança brasileira tem dois dedos decepados em escola de Portugal, diz mãe: 'Sofreu agressão por ser brasileiro'
Trabalho Confira as vagas de trabalho disponíveis no SINE Sete Lagoas Mín. 19° Máx. 25°
