A VLI Logística firmou um contrato de até R$ 500 milhões com a Progress Rail, subsidiária da Caterpillar com fábrica em Sete Lagoas. O acordo, válido por dez anos, prevê a prestação de serviços de manutenção (MSA) e terá foco nas operações do Corredor Norte, que abrange a Ferrovia Norte-Sul (FNS) e a Estrada de Ferro Carajás (EFC), administrada pela Vale. Este é o primeiro contrato desse tipo firmado pela Progress Rail na América do Sul.
A FNS e a EFC conectam o estado do Tocantins ao porto de São Luís (MA), permitindo o escoamento da produção de grãos da região conhecida como Matopiba — que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia — além de atender ao Mato Grosso, Pará e Goiás. O corredor transporta commodities como milho, soja e farelo de soja, além de celulose, combustíveis, ferro-gusa, minério de manganês e escória industrial.
Segundo a VLI, a parceria com a Progress Rail foi estruturada para atender à crescente demanda por transporte de cargas na região. O CEO da VLI, Fábio Marchiori, afirmou que o contrato poderá ser estendido à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), o que ampliaria significativamente o investimento, já que a FCA é dez vezes maior que a FNS.
“Contaremos com a expertise da Progress Rail para manter o material rodante do Corredor Norte em condições que garantam eficiência e segurança no transporte de cargas. Caso a parceria entregue os resultados esperados, poderemos considerar aplicar o mesmo modelo à FCA”, declarou Marchiori.
O vice-presidente executivo da Progress Rail, Jack Zhang, ressaltou que a fabricante trará para o Brasil sua cadeia de suprimentos global, expertise técnica e soluções de monitoramento digital para fortalecer a operação ferroviária no Norte do país. “Esperamos construir uma relação forte e duradoura que continue crescendo e gerando valor sustentável”, afirmou.
Minas Gerais concentra as duas únicas fábricas de locomotivas do Brasil. Além da unidade da Progress Rail, em Sete Lagoas, o Estado abriga a Wabtec Corporation, multinacional com planta em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
(Com informações da Folhapress)
Mín. 19° Máx. 31°