Terça, 04 de Novembro de 2025
25°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Cultura Leitura

“Estação das Histórias” promove encontro com contadores de histórias e escritores mineiros em escolas de Sete Lagoas

Espetáculos, encontros com escritores e outras atividades movimentam escolas estaduais entre os dias 5 e 7 de novembro

04/11/2025 às 08h07
Por: Redação
Compartilhe:
“Estação das Histórias” promove encontro com contadores de histórias e escritores mineiros em escolas de Sete Lagoas

O Projeto Estação das Histórias é patrocinado pela Maxion Montich, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), com parceria da Superintendência Regional de Ensino de Sete Lagoas e do Instituto Território Criativo. A realização é da Planeta Cultura e Sustentabilidade, com apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

O poder das histórias na educação

Contar histórias é uma das formas mais antigas e transformadoras de ensinar. Por meio da arte da palavra e da escuta, artistas e contadores despertam o imaginário, promovem empatia e conectam gerações. No ambiente escolar, essa prática se torna uma ferramenta essencial de formação sensível e criativa, fortalecendo a leitura, a oralidade e o vínculo entre conhecimento e emoção. Cada história compartilhada é também um convite à descoberta de novos mundos e de si mesmo.

Diversidade de linguagens e encantamento

Nesta etapa, a Estação das Histórias destaca a diversidade das linguagens narrativas, reunindo grandes artistas mineiros que dialogam com o público infanto juvenil de Sete Lagoas. Entre os destaques estão: “Lendas e Lagos”, com Juvenal Bernardes e Renata Camargos, que resgata mitos e causos ligados às águas da cidade; “O Canto das Sete Lagoas”, com Denise Arantes e Daniel Bicalho, um espetáculo poético que transforma a memória e a paisagem local em música e narrativa; “Nana e Lica”, com a ventríloqua Nana, sua boneca Macaca Lica e participação da contadora de histórias e intérprete de Libras, Jacyleine Guedes, que misturam humor, acessibilidade e fantasia.

Artistas convidados

Daniel Bicalho é mineiro de Divinópolis e atua como músico autodidata, compositor, produtor cultural, escritor, editor, livreiro e contador de histórias. Tecladista desde 1990, integrou bandas marcantes da cena musical local, como Peso Bruto e Catchup Boys, e foi tenor do Coral Cocoricoral. Desde 2004, participa da Banda dos Contentes, dedicada ao resgate de canções populares brasileiras, e também integra o Duo Letra e Voz, ao lado do violonista Bruno Rodrigo, com repertório que combina canções e poesia de autores brasileiros. Formado em contação de histórias, fez parte do tradicional Grupo Encontro e atualmente trabalha com Denise Arantes no Coletivo Hora do Conto. É produtor de importantes festivais literários e culturais de Divinópolis e região, como o Festival Literário Roda de Autores, o DIVERSA e a FLID, e editor do selo Boutique do Livro, responsável por mais de 50 publicações de autores mineiros. Em 2018, publicou o livro infantil Como enfrentar um boi bravo, atualmente em adaptação para o cinema.

Denise Arantes é escritora, mosaicista, contadora de histórias e empreendedora cultural, reconhecida como uma das figuras mais ativas da cena artística de Divinópolis. Fundadora do Coletivo Literário Hora do Conto, nasceu em Itapecerica e, formada em Direito, encontrou na arte sua verdadeira vocação. É autora de obras como Básico do básico, Era uma vez…, Com amor, Sapatinhos novos e Divinópolis: Cidade das Histórias, além de integrar coletâneas e projetos literários de destaque em Minas Gerais. Há mais de duas décadas dedica-se também à arte do mosaico, com exposições e obras instaladas em espaços públicos e religiosos, como a Catedral Metropolitana de Juiz de Fora. Recebeu o Troféu Baobá 2024 e uma Moção Congratulatória da Academia Divinopolitana de Letras em 2025, em reconhecimento à sua contribuição à arte narrativa e à cultura mineira. Participou de festivais literários como FLIARAXÁ, FLITI, FELITA, FLIB e FLID.

Bruna Bernardes, conhecida como Nana, é mineira de Betim e multiplica talentos como brincante, ventríloqua, contadora de histórias, bonequeira, escritora, musicista e produtora cultural. Formada em Turismo e acadêmica de Pedagogia, possui diversas especializações em literatura, arte e recreação. Desde 2012, desenvolve projetos voltados à infância e à formação de educadores, unindo ludicidade, música e tradição popular. É criadora da personagem Macaca Lica, com quem divide o palco em espetáculos cheios de humor e imaginação. Premiada pela Funarte em 2012 com o projeto Resgatando Brincadeiras, Construindo Brinquedos Populares, Nana já lançou livros, CDs e DVDs infantis e criou projetos reconhecidos por leis de incentivo à cultura, como Florinda Imaginação sobre Rodas e Bonecoteca: Histórias e Bonecos. Em 2025, estreou sua primeira peça teatral, A Guardiã das Histórias e o Reino de Literária, confirmando seu compromisso em manter viva a magia da contação de histórias e do brincar como forma de educação e encantamento.

Juvenal Bernardes é natural de Divinópolis (MG). Contador de estórias, palhaço, escritor e editor, publica seus cordéis pela Manuguita Edições: “A guerra do macaco com a onça” (5 volumes), “Cordel Patrimonial”, “Contos populares em cordel” (4 volumes), “Tato, o tatu”, entre outros. “A guerra do macaco com a onça” (2024). Como contador de estórias, desenvolveu vários projetos, como “A Hora do Conto na Escola”, em duas edições (2013 e 2014) e “Passa na Praça” (2019).

Renata Camargos é contadora de histórias e encantadora de bibliotecas, com mais de 14 anos de experiência em formação de leitores. Licenciada em Geografia, técnica em Biblioteca Escolar e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, atua como coordenadora de projetos na ONG Projeto Fazendo Arte/ACESA, em Divinópolis. Criadora do canal Reinventa Renata e do Projeto das Estrelas, desenvolve ações que valorizam o hábito da leitura como ferramenta transformadora. É autora dos livros A Escola Azul, O Leão Valente, Carmo do Cajuru: Raízes que Constroem o Futuro e Valentim, O Leãozinho Forte e Valente, e atualmente trabalha em seu terceiro livro junto à APAE de Cláudio.

Jacyleine Guedes é intérprete de Libras, contadora de histórias e artista, formada em Letras Libras, com cursos de musicalização e interpretação corporal e facial. Atua como intérprete em prefeituras (Betim, Juatuba, Cidade Sabará), empresas como Fiat e Marelli, igrejas, orquestras e projetos online e presenciais, além de trabalhar com audiodescrição em Betim, BH e São Paulo. Iniciou sua carreira artística em 2010 como Palhaça Dra. Florzinha, atendendo hospitais e policlínicas, como o Hospital Regional de Betim e o Hospital São Lucas. Desde 2020, é contadora de histórias em creches, escolas públicas e privadas, shoppings como Itaú Cultural e eventos culturais, além de projetos internacionais, como na Ilha da Madeira, Portugal, levando inclusão e cultura a diversos públicos.

Uma rede de parcerias para ativar arte e cultura nas escolas

Em Sete Lagoas, o projeto iniciou-se em agosto, com oficinas criativas voltadas à formação de professores no campo da contação de histórias. A iniciativa vem articulando uma rede de educadores da rede estadual participantes com os PEUB’s – Professores de Ensino do Uso da Biblioteca. Também em agosto, o Trem da Brincadeira percorreu as escolas levando oficinas, intervenções e apresentações abertas à comunidade.

Para 2026, o Estação das Histórias pretende chegar a novas escolas e ampliar sua rede de parceiros, em colaboração com a Maxion Montich, a Superintendência Regional de Ensino de Sete Lagoas e outras empresas que desejem conectar arte, leitura e educação.

Programação

05 de novembro (quarta-feira)
Escola Estadual Eponina Soares dos Santos
14h – Roda de conversa com escritores: Juvenal Bernardes e Renata Camargos
15h30 – Espetáculo Lendas e Lagos – Juvenal Bernardes e Renata Camargos

Escola Estadual Santos Azeredo
14h – Roda de conversa com escritores: Denise Arantes e Daniel Bicalho
15h30 – Espetáculo O Canto das Sete Lagoas – Denise Arantes e Daniel Bicalho

Escola Estadual Elza Moreira
14h – Roda de conversa com escritora: Nana
15h30 – Espetáculo Nana e Lica – Nana e Jacyleine Guedes

06 de novembro (quinta-feira)
Escola Estadual Eponina Soares dos Santos
14h – Roda de conversa com escritores
15h30 – Espetáculo O Canto das Sete Lagoas – Denise Arantes e Daniel Bicalho

Escola Estadual Santos Azeredo
14h – Roda de conversa com escritores
15h30 – Espetáculo Nana e Lica – Nana e Jacyleine Guedes

Escola Estadual Elza Moreira
14h – Roda de conversa com escritores: Juvenal Bernardes e Renata Camargos
15h30 – Espetáculo Lendas e Lagos – Juvenal Bernardes e Renata Camargos

07 de novembro (sexta-feira)
Escola Estadual Eponina Soares dos Santos
14h – Roda de conversa com escritores
15h30 – Espetáculo Nana e Lica – Nana e Jacyleine Guedes

Escola Estadual Santos Azeredo
14h – Roda de conversa com escritores: Juvenal Bernardes e Renata Camargos
15h30 – Espetáculo Lendas e Lagos – Juvenal Bernardes e Renata Camargos

Escola Estadual Elza Moreira
14h – Roda de conversa com escritores
15h30 – Espetáculo O Canto das Sete Lagoas – Denise Arantes e Daniel Bicalho

Mais informações: @planetacultura_ | [email protected]

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas - MG
Sobre o município Notícias de Sete Lagoas - MG
Sete Lagoas, MG Atualizado às 09h01 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 31°

Qua 34°C 18°C
Qui 34°C 21°C
Sex 31°C 19°C
Sáb 31°C 20°C
Dom 26°C 19°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio