
A Prefeitura de Sete Lagoas reafirma seu compromisso com a proteção das mulheres e o enfrentamento à violência de gênero. O prefeito Douglas Melo sancionou a Lei nº 10.376, de 29 de outubro de 2025, publicada no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (11/11), que institui mecanismos de punição administrativa para autores de violência contra a mulher no âmbito municipal.
A iniciativa é originária do Projeto de Lei nº 318/2025, de autoria do vereador Walisson Lelé (nos termos do Substitutivo nº 01/2025), e foi aprovada pela Câmara Municipal. Pela nova legislação, o agressor estará sujeito à multa no valor de dois salários mínimos, podendo o valor dobrar em caso de reincidência, conforme a gravidade da infração e a capacidade econômica do infrator.
As sanções administrativas são aplicáveis sem prejuízo das responsabilidades penal e civil. “Com esta iniciativa inédita, Sete Lagoas dá mais um passo importante no fortalecimento das políticas públicas voltadas à segurança, à dignidade e ao respeito às mulheres setelagoanas”, afirmou o prefeito Douglas Melo.
Os valores arrecadados com as multas serão revertidos ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e ao Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), fortalecendo políticas públicas de prevenção e combate à violência e de promoção da igualdade.
A nova lei municipal segue as diretrizes da Lei Federal nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW) e da Convenção Interamericana de Belém do Pará, marcos legais de proteção dos direitos das mulheres.
Invasão Homem invade residência, agride mãe e filha e foge em Sete Lagoas
Futebol Arena do Jacaré poderá receber jogo com Cruzeiro pelo Campeonato Mineiro
Apreensão Dois jovens são presos com submetralhadora artesanal no Centro de Sete Lagoas Mín. 21° Máx. 33°

