
No atual cenário político, econômico e social em que vive o Brasil, nunca como antes foi percebida a necessidade de unir esforços entre governo, terceiro setor e sociedade civil, a fim de atender as principais e elementares necessidades da população, sobretudo a mais carente. Este deverá ser o eixo do 1º Colóquio do Terceiro Setor da Região do Alto do Rio das Velhas. O evento ocorrerá no dia 11 de agosto, a partir das 8h, na sede do IEC PUC Minas (Rua Marechal Deodoro, 61, Centro), em Sete Lagoas.
O Colóquio também debaterá o novo Marco Legal do Terceiro Setor, lei federal que entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2017 e que estabelece, justamente, como devem ser as relações entre o governo, a sociedade e o terceiro setor, que hoje movimenta 5% do PIB no Brasil. Afinal, além de atender às necessidades e aos direitos dos cidadãos, o Marco Legal do Terceiro Setor também prevê a observância da Lei de Responsabilidade Fiscal por parte dos prefeitos.
“Em razão do Marco Legal, os atores políticos, econômicos e sociais têm a necessidade de conhecer profundamente o papel de cada um nessa realidade, para que possam, de forma harmônica, firmar parcerias”, analisa a advogada e diretora do IEC PUC Minas em Sete Lagoas, Ronise de Magalhães Figueiredo. Poucos municípios têm receita própria para arcar com as despesas básicas, sendo que a maioria depende de repasses orçamentários e de convênios para manter minimamente políticas públicas, observa a professora e advogada. “A verdade é que a grande maioria dos municípios depende do FPM”, acrescenta.
Confira a programação do 1º Colóquio do Terceiro Setor da Região do Alto do Rio das Velhas e confirme a sua presença. As vagas são limitadas.


Religião Diocese de Sete Lagoas celebra Dia Mundial da Vida Consagrada com missa no Carmelo
Conscientização Uso irregular de terrenos como depósito de lixo pode gerar multas em Prudente de Morais
Combate à fome Sete Lagoas integra lista de municípios prioritários em plano nacional contra a fome
Carnaval 2026 Pré-Carnaval e Carnaval em Minas ganham ação que troca recicláveis por pontos e Pix
Pagamento Prefeitura de Sete Lagoas divulga calendário de pagamento do adicional insalubridade para ACS e ACE
Vaquinha Nova vaquinha em Sete Lagoas busca arrecadar recursos para tratamento de comerciante Mín. 20° Máx. 27°


