
Fiéis de diversas cidades de Minas Gerais participam nesta sexta-feira, 16 de janeiro, de Missas em ação de graças pela vida, santidade e testemunho de fé da Venerável Benigna Victima de Jesus. As celebrações acontecerão simultaneamente em Belo Horizonte, Itaúna, Lavras e Sete Lagoas.
As Missas integram a programação anual dedicada à memória da religiosa e têm como objetivo reunir a comunidade para momentos de oração, gratidão e súplica pela Beatificação e Canonização da Venerável Benigna. A organização convida os fiéis a participarem e a levarem familiares e amigos.
Em Belo Horizonte, serão duas celebrações. A primeira acontece às 8h, no Santuário Arquidiocesano São José, no Centro, presidida pelo padre Américo de Oliveira, CSSR, Superior e Vigário Provincial. À noite, às 18h30, a Missa será celebrada na Igreja Nossa Senhora da Piedade, no bairro Caiçara, presidida pelo pároco padre Emanuel Castro Costa. Antes da celebração, às 17h30, haverá Adoração ao Santíssimo e oração da Novena de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia.
Em Lavras, a Missa será celebrada às 19h, na Capela de São José (Lar Augusto Silva), com presidência do padre Antônio Garcia. No mesmo horário, em Itaúna, os fiéis se reúnem na Igreja Matriz de Sant’Ana. Já em Sete Lagoas, a celebração ocorre às 19h, na Igreja São Francisco de Assis, presidida pelo padre Fábio de Lima.
Testemunho de fé e caridade
Conhecida por sua simplicidade, humildade e alegria, a Irmã Benigna marcou profundamente todos que conviveram com ela. Mulher de fé inabalável, dedicou sua vida ao cuidado com os mais necessitados, ensinando o valor da caridade, da oração, dos sacramentos e da confiança em Deus e em Nossa Senhora. Mesmo enfrentando diversas enfermidades, mantinha-se sempre disponível para servir, acolher e orientar pessoas de todas as idades.
Seu testemunho resultou em inúmeras histórias de conversão, restauração de famílias e fortalecimento da fé cristã. Por onde passou, deixou marcas de paz, esperança e amor ao próximo.
Trajetória e causa de beatificação
Nascida em Diamantina (MG), em 16 de agosto de 1907, Benigna ingressou aos 28 anos na Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade. Atuou em diversas cidades mineiras, como Itaúna, Caeté, Lambari, Lavras, Sabará e Belo Horizonte, onde faleceu em 16 de outubro de 1981.
Considerada santa ainda em vida, teve sua causa de beatificação aberta em 2011, na Arquidiocese de Belo Horizonte. Em fevereiro de 2022, o Vaticano reconheceu oficialmente a vivência heroica de suas virtudes, concedendo-lhe o título de Venerável.
Mais informações podem ser obtidas junto à Associação dos Amigos da Irmã Benigna (Amaiben), pelo telefone (31) 99920-3024, pelo site oficial www.irmabenigna.org.br ou pelo canal no YouTube Irmã Benigna AMAIBEN.
Operação policial ATUALIZAÇÃO: PCMG prende no Rio sete-lagoano líder de esquema que usou alvará falso para fugir da cadeia
Prisão Polícia prende “Dom” no Rio de Janeiro
Terror na rua Terror na rua: homem é rendido com faca e roubado durante a noite em Sete Lagoas Mín. 20° Máx. 27°

