
Abril ainda nem começou, mas já traz a expectativa de um período prolongado de descanso para trabalhadores, após o governo estabelecer ponto facultativo. A medida permite uma sequência de quatro dias consecutivos de folga, entre 18 e 21 de abril, unindo o fim de semana ao feriado nacional de Tiradentes.
O mês conta com duas chances de descanso estendido. A primeira é a Sexta-feira Santa, no dia 3, considerada feriado nacional. A segunda ocorre na terceira semana, quando o feriado de Tiradentes, celebrado em 21 de abril, cai em uma terça-feira.
A sequência de folga começa no sábado, dia 18, passa pelo domingo, dia 19, inclui a segunda-feira, dia 20, com ponto facultativo, e termina na terça-feira, dia 21.
A folga da segunda-feira não é obrigatória para empresas privadas. O ponto facultativo permite que cada empregador decida como será o funcionamento das atividades. Assim, as empresas podem manter expediente normal, reduzir horários ou adotar escalas diferenciadas.
Há diferenças importantes entre feriado e ponto facultativo. No feriado nacional de Tiradentes, o descanso é assegurado por lei, exceto para serviços essenciais. Já o ponto facultativo dá liberdade para que empregadores definam se haverá ou não funcionamento.
Nos órgãos públicos, é comum a liberação total nos dias de ponto facultativo. No setor privado, a decisão varia conforme a política de cada empresa. Os trabalhadores devem seguir as orientações dos empregadores, que podem negociar compensações ou organizar equipes de plantão para manter determinados serviços.
ESPETÁCULO NO CÉU Eclipse lunar ‘quase’ total acontece na madrugada de sexta-feira (28) e poderá ser visto em todo o Brasil; veja os horários
JUSTIÇA STF determina aplicação da Lei Maria da Penha em casos de violência contra mulheres sem vínculo afetivo
LUTO NA TV Glória Menezes, ícone da televisão brasileira, morre aos 91 anos
TRÂNSITO Nova regra da Lei Seca prevê teste para drogas e triagem de álcool antes do bafômetro
TEMPO Temperaturas disparam e veranico deve atingir Minas e outros 12 estados
POLÍTICA Câmara aprova suspensão da CNH para motorista que usar veículo para abandonar animais
ACIDENTE Bebê de 7 meses morre em acidente envolvendo carreta com placa de Sete Lagoas em Santa Catarina
TRAGÉDIA Temporal em Ribeirão Preto provoca morte de idoso de 90 anos e coloca cidade em situação de emergência
DEFESA PESSOAL Lula sanciona lei que autoriza venda e porte de spray de pimenta para mulheres em todo o país Mín. 21° Máx. 32°
