
O 36º Festival de Folclore de Jequitibá prossegue neste sábado (12) e domingo (13) com uma programação voltada à valorização da cultura popular e das tradições mineiras. O evento começou na quinta-feira (10) e tem entrada gratuita.
Conhecida como Capital Mineira do Folclore, Jequitibá recebe durante o festival grupos de diferentes municípios, além de apresentações musicais, oficinas, cortejos, atividades pedagógicas e manifestações religiosas.
Neste sábado, a programação inclui atividades voltadas à educação patrimonial, com contação de histórias e oficina de berimbau durante o dia. À noite, a cidade recebe um encontro de Guardas de Congado e Caravanas de Reis, seguido pelas apresentações do grupo percussivo Tambor do Matição e da banda Chama Chuva.
No domingo, a programação começa cedo. Às 7h será realizada a largada do Pedal do Folclore, com saída da Lagoa de Santo Antônio. Também pela manhã, os grupos folclóricos se concentram na Praça da Capela do Rosário para o grande cortejo em direção à Área de Eventos.
Às 10h, o público poderá acompanhar o espetáculo “O Auto do Boi da Manta”, apresentado pelo Grupo Carroça Teatral, de Sete Lagoas. A montagem reúne teatro, música, dança, religiosidade e tradição oral em uma história protagonizada por Pai Francisco e Catirina.
No mesmo horário, será celebrada uma missa festiva em homenagem aos folcloristas e mestres da cultura popular já falecidos.
A partir do meio-dia, a programação segue com uma grande maratona de apresentações culturais e folclóricas, reunindo grupos de Jequitibá e de diversas cidades mineiras. O encerramento do festival está previsto para as 18h, com apresentação da Orquestra Mineira de Viola Caipira.
O festival é promovido pela Prefeitura de Jequitibá e ocupa diferentes espaços da cidade, incluindo a Orla da Lagoa, a Praça da Capela do Rosário e a Área de Eventos. A programação é gratuita e pode sofrer alterações por questões técnicas, operacionais ou condições climáticas.
JEQUITIBÁ Renato Teixeira é atração principal do 36º Festival de Folclore de Jequitibá neste fim de semana; confira a programação
JEQUITIBÁ Festival de Folclore de Jequitibá começa nesta quinta-feira (10)
CULTURA Sete Lagoas leva “O Auto do Boi da Manta” ao Festival de Folclore de Jequitibá
JEQUITIBÁ 36º Festival de Folclore de Jequitibá celebra cultura mineira com shows, oficinas e tradições
JEQUITIBÁ 36º Festival de Folclore de Jequitibá vai celebrar cultura e tradições em setembro
Jequitibá Câmara de Jequitibá analisa projeto que prevê descontos em cursos superiores para servidores municipais Mín. 20° Máx. 33°
