Sábado, 12 de Setembro de 2026
26°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Cultura FOLCLORE

36º Festival de Folclore de Jequitibá tem programação cultural neste fim de semana

Evento reúne grupos folclóricos, oficinas, música, religiosidade e manifestações da cultura popular até domingo (13)

12/09/2026 às 10h43
Por: Redação
Compartilhe:
Orquestra Mineira de Viola Caipira
Orquestra Mineira de Viola Caipira

O 36º Festival de Folclore de Jequitibá prossegue neste sábado (12) e domingo (13) com uma programação voltada à valorização da cultura popular e das tradições mineiras. O evento começou na quinta-feira (10) e tem entrada gratuita.

Conhecida como Capital Mineira do Folclore, Jequitibá recebe durante o festival grupos de diferentes municípios, além de apresentações musicais, oficinas, cortejos, atividades pedagógicas e manifestações religiosas.

Neste sábado, a programação inclui atividades voltadas à educação patrimonial, com contação de histórias e oficina de berimbau durante o dia. À noite, a cidade recebe um encontro de Guardas de Congado e Caravanas de Reis, seguido pelas apresentações do grupo percussivo Tambor do Matição e da banda Chama Chuva.

Domingo terá cortejo e apresentações

No domingo, a programação começa cedo. Às 7h será realizada a largada do Pedal do Folclore, com saída da Lagoa de Santo Antônio. Também pela manhã, os grupos folclóricos se concentram na Praça da Capela do Rosário para o grande cortejo em direção à Área de Eventos.

Às 10h, o público poderá acompanhar o espetáculo “O Auto do Boi da Manta”, apresentado pelo Grupo Carroça Teatral, de Sete Lagoas. A montagem reúne teatro, música, dança, religiosidade e tradição oral em uma história protagonizada por Pai Francisco e Catirina.

No mesmo horário, será celebrada uma missa festiva em homenagem aos folcloristas e mestres da cultura popular já falecidos.

A partir do meio-dia, a programação segue com uma grande maratona de apresentações culturais e folclóricas, reunindo grupos de Jequitibá e de diversas cidades mineiras. O encerramento do festival está previsto para as 18h, com apresentação da Orquestra Mineira de Viola Caipira.

O festival é promovido pela Prefeitura de Jequitibá e ocupa diferentes espaços da cidade, incluindo a Orla da Lagoa, a Praça da Capela do Rosário e a Área de Eventos. A programação é gratuita e pode sofrer alterações por questões técnicas, operacionais ou condições climáticas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jequitibá - MG
Sobre o município Notícias de Jequitibá - MG
Sete Lagoas, MG Atualizado às 09h01 - Fonte: ClimaTempo
26°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 33°

Dom 33°C 21°C
Seg 32°C 18°C
Ter 29°C 17°C
Qua 29°C 17°C
Qui 27°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio