
A história se repetiu na tarde deste domingo, no Mineirão. Assim como no empate por 0 a 0 com o Vitória, no último fim de semana, o Cruzeiro controlou as ações, dominou o Botafogo, mas ficou no placar igual e sem gols em jogo válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Embora tenha criado oportunidades, o time de Mano Menezes pecou nas finalizações (foram 12 erradas) e não conseguiu furar o sistema defensivo do alvinegro da estrela solitária.
O empate acabou com sabor amargo, uma vez que o Cruzeiro desperdiçou a chance de terminar o primeiro turno do Campeonato Brasileiro no 5º lugar e no grupo dos seis primeiros colocados - zona de classificação para a Libertadores de 2018.
Durante a semana, Mano Menezes terá tempo para trabalhar com seus jogadores na Toca da Raposa II. Na próxima rodada, o Cruzeiro volta a atuar fora de seus domínios. O compromisso será no domingo, dia 13, diante do São Paulo, no Morumbi. O clássico interestadual está marcado para as 11h. O Botafogo, por sua vez, recebe o vice-líder Grêmio no Engenhão – também no domingo, mas às 19h.
O jogo
Confiante depois da goleada sobre o Vasco fora de casa, o Cruzeiro voltou ao Mineirão seguro sobre seu sistema ofensivo, propondo jogo e com muito volume. Ainda aos 2’, Sassá já tinha dado trabalho em finalização ao gol de Gatito Fernandéz e Rafinha havia colocado bola na trave direita do goleiro paraguaio. O time de Mano Menezes aproveitava, especialmente, a fragilidade de marcação pelo lado esquerdo da equipe da estrela solitária.
Acuado nos instantes iniciais da partida, o Botafogo controlou um pouco mais a posse de bola e conseguiu diminuir o ímpeto do Cruzeiro. Apesar disso, o time comandado por Jair Ventura nada assustou o goleiro Fábio e seguiu dando algum espaço ao time celeste, principalmente nos contra-ataques. Thiago Neves fez bonita jogada aos 42’, fintou dois marcadores, mas Alisson desperdiçou dentro da área. Ao fim da primeira etapa, os números mostraram a superioridade azul: foram nove finalizações da Raposa (três certas, seis erradas) e 56% de posse de bola.
Assim como iniciou a primeira etapa, o Cruzeiro voltou para o segundo tempo amassando o Botafogo em seu campo defensivo. A equipe celeste, porém, não conseguiu criar chances claras para abrir o placar. Quando não pecava no último passe, os pontas do esquema de Mano Menezes, Alisson e Rafinha, desperdiçavam as oportunidades de finalizações. Mano tentou corrigir os problemas acionando Robinho e Rafael Sobis no banco de reservas – Nonoca e Rafinha deixaram o time.
A chance clara apareceu. Aos 35’, Thiago Neves recebeu dentro da área, serviu Alisson de cabeça e o camisa 11 testou a bola na trave esquerda de Gatito. No lance, o Cruzeiro reclamou pênalti em Rafael Sobis, que foi deslocado por um defensor do Botafogo. A partida caminhou para os instantes finais com a Raposa propondo jogo, muito ofensiva, e dando espaços para o contra-ataque do Botafogo. Com Marcos Vinícius, o alvinegro foi dono da última chance do jogo, aos 42’. Guilherme saiu em velocidade e deixou o meia-atacante livre, na entrada da área. A finalização foi para fora.
CRUZEIRO 0x0 BOTAFOGO
Cruzeiro
Fábio; Lucas Romero, Leo, Murilo e Diogo Barbosa; Nonoca (Robinho) e Lucas Silva; Rafinha (Rafael Sobis), Thiago Neves e Alisson (Raniel); Sassá. Técnico: Mano Menezes.
Botafogo
Gatito; Emerson Santos, Marcelo, Emerson Silva e Gilson; Rodrigo Lindoso, Dudu Cearense, Bruno Silva e Leonardo Valencia (Marcos Vinícius); Guilherme e Brenner (Vinícius Tanque). Técnico: Jair Ventura
Cartões amarelos: Sassá, Lucas Silva, Diogo Barbosa (Cruzeiro); Dudu Cearense, Leonardo Valência, Emerson Santos (Botafogo)
Público Presente: 22.691
Público Pagante: 19.030
Renda: R$ 457.410,00
Motivo: 19ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 6 de agosto de 2017 (domingo), às 16h
Árbitro: Claudio Francisco Lima E Silva (SE/CBF)
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (SE/CBF) e Fabio Pereira (TO/CBF)
Futebol Curitiba goleia e se classifica para playoff da Copa Itatiaia
Futebol Curitiba de Sete Lagoas luta pela classificação na última rodada da Copa Itatiaia
Natal Almoço de Natal dos restaurantes populares servirá Tradicional refeições gratuitas Mín. 20° Máx. 36°

