
O Grupontapé de Teatro de Uberlândia-MG retornará, no dia 22 de setembro, a Sete Lagoas-MG pela primeira vez com o espetáculo “Tempo de Águas” encenado pelas atrizes Katia Bizinotto e Katia Lou, com a direção da atriz e diretora do Grupo Galpão, Inês Peixoto. Em única apresentação, a peça, que tem 70 minutos de duração, faz parte da programação do 4º Festival de Inverno/Primavera promovido pela prefeitura da cidade. O Grupo subirá ao palco do Casarão, local do evento, às 20 horas. A entrada é gratuita.
Essa é uma das ações do projeto de manutenção do Grupo e da Escola Livre aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Além da apresentação, será oferecida uma oficina de corpo com o ator e professor Cássio Machado, preparador corporal do espetáculo. O treinamento também será aberto ao público, no mesmo dia, das 10 às 13 horas, no Quintal de Histórias localizado na Avenida João Pinheiro, nº 174.
Tempo de Águas
O Grupontapé de Teatro é a primeira Cia. do Brasil a montar o texto da dramaturga argentina Patrícia Zangaro, com a tradução de Eduardo Moreira e Katia Lou.
A montagem conta a história de duas mulheres, uma velha e a outra jovem que, confinadas por causa de uma tempestade, refletem sobre a condição de suas vidas em meio a atritos e entendimentos. Um encontro inesperado que traz à tona revelações de um universo feminino, sobretudo humano.
“Tempo de Águas fala sobre autonomia, justo o que o Grupo vinha buscando. Isso envolve, autoconhecimento, resiliência, aprendizado contínuo, libertação dos medos e das suas prisões para uma libertação não do outro, mas de si mesmo”, comenta a atriz e cofundadora do Grupo, Katia Bizinotto. “Essa história para nós abre para muitas histórias dentro de cada um. A dramaturga argentina, Patricia Zangaro, é autora de diversos textos teatrais e coleciona muitos prêmios. Suas obras têm sido traduzidas para o português, inglês e francês”, complementa.
Além de Inês Peixoto na direção, o grupo contou com a parceria de profissionais de fora e do próprio Grupo que agregaram muito ao processo, como o ator, diretor e dramaturgo Eduardo Moreira, um dos responsáveis pela tradução do texto juntamente com a atriz Katia Lou; o multiartista Flávio Arciole, um grande e antigo parceiro do Grupo que juntamente com Inês Peixoto assina a criação dos figurinos e do cenário; Babaya Morais, preparadora vocal de importantes grupos e artistas, assumiu a direção de texto; Mona Magalhães, uma nova parceira a quem coube a caracterização das personagens; a atriz e diretora Juliana Nazar, que fez a assistência de direção; o premiado iluminador Alexandre Galvão, criador da iluminação dos dois últimos espetáculos do Grupo que, juntamente com Juliano Rodrigues, assinam a iluminação desse trabalho, e Vinícius Alves, que preparou a ambientação sonora do espetáculo e toda equipe do Grupontapé, entre outros profissionais e amigos que participaram do processo.
O Grupontapé de Teatro
Criado em 1994 na cidade de Uberlândia, o Grupontapé tem como missão o desenvolvimento humano por meio do teatro. Realizou diversas montagens de vários autores e de própria autoria, proporcionando reflexão com sensibilidade ao público pelas diversas cidades que circulou, no Brasil e na América Latina.
Focado no processo do teatro de grupo e atuante na organização e representação política da atividade teatral em Uberlândia e no Estado, para além de seus espetáculos o Grupo propõe desde 1998 ações de formação e intercâmbio, e em 2001 com a conquista da sede, suas oficinas permanentes de teatro ganham o nome de Escola Livre do Grupontapé de Teatro.
Fazer um teatro que comunica com o público e que aborda questões ligadas à condição humana sempre foram escolhas naturais do Grupo durante seus 22 anos de trabalho continuado.
SERVIÇO I
O quê: Estreia Tempo de Águas no Festival de Inverno de Sete Lagoas
Quando: 22 de setembro
Horário: 20 horas
Local: Casarão
Entrada Franca
SERVIÇO II
O quê: Oficina de teatro
Quando: 22 de setembro
Horário: 10 às 13 horas
Local: No Quintal de Histórias localizado na Avenida João Pinheiro , nº 174.
Entrada Franca
Sinopse: “Uma mulher velha e uma mulher jovem. Confinadas por causa de uma tempestade, refletem sobre a condição de suas vidas em meio a atritos e entendimentos. Um encontro inesperado que traz à tona revelações de um universo feminino, sobretudo humano.
Classificação indicativa: Livre | Duração: 70 minutos |
CONTATOS PARA ENTREVISTA
Grupontapé (Katia Bizinotto e Katia Lou) – 3213-1325
Ficha Artística e Técnica de “TEMPO DE ÁGUAS”
Direção e Concepção Artística: Inês Peixoto
Texto: Patrícia Zangaro
Tradução: Eduardo Moreira e Katia Lou
Elenco: Katia Bizinotto e Katia Lou
Direção de Texto: Babaya Morais
Caracterização: Mona Magalhães
Assistência de Direção: Juliana Nazar
Cenário e Figurino: Inês Peixoto e Flávio Arciole
Iluminação: Alexandre Galvão e Juliano Rodrigues
Pesquisa Musical: Babaya Morais e Katia Lou
Preparação Corporal: Cássio Machado
Danças Circulares: Katia Lou
Design Sonoro: Vinicius Alves
Aulas de Kântele: Cateline Ronsse
Equipe Técnica: Juliano Rodrigues e Imanol Tolarechipi
Arte Gráfica: Sofia Benetti
Pintura em tela: Charles Chaim
Mídias sociais: Renan d´Oliveira
Coordenação de Produção: Rubem dos Reis
Equipe de Produção: Marisa Cunha, Aline França
Administrativo-Financeiro: Katia Bizinotto e Eder Florêncio
Camareira: Maria Rosa dos Santos
Boy: Eliene Ricardo
Produção Geral: Balaio do Cerrado
Realização: Grupontapé de Teatro
Apoio: Escola Livre do Grupontapé de Teatro

Incentivo à Cultura Comissão redefine cronograma dos editais de cultura em Sete Lagoas
Teatro e música Carroça Teatral amplia fronteiras com o lançamento do álbum “Vozes de um Povo”
Teatro Sete Lagoas recebe oficina gratuita de contação de histórias no Quintal Boi da Manta
Patrimônio histórico Prefeitura realiza restauro do Museu Histórico Municipal aguardado há várias décadas
Literatura Fabrício Carpinejar ensina a se desapegar do que faz mal no livro 'Deixe Ir', que será lançado em BH
Música Concerto de 15 anos da Orquestra Jovem de Sete Lagoas tem nova data e endereço Mín. 20° Máx. 30°
