
Não seria um exagero dizer que “Mirela e o Dia Internacional da Mulher” é um livro construído a seis mãos. Nascido após uma pesquisa escolar da pequena Helena Prestes, filha da cientista social Ana Prestes, a obra foi concebida a partir de uma constatação: não há bibliografia que aborde o Dia Internacional da Mulher para o público infantil. Foi essa perspectiva que motivou Ana a se reunir com as duas filhas, Helena e Gabriela, para elaborar um livro que contemplasse uma abordagem informativa, lúdica, e ao mesmo tempo reflexiva acerca do lugar ocupado pela mulher na sociedade. Para dar visibilidade a essa história, o projeto “Encontro com a escritora”, do Setor Infanto-juvenil da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, parte integrante do Circuito Liberdade, promove neste sábado (23) um bate-papo e a leitura da obra. O evento conta com a presença de Ana e sua filha Gabriela, de apenas 7 anos. A entrada é gratuita.

Em forma de poema, todo rimado e cantado, o livro contém notas explicativas que mostram as sufragistas e feministas que lutaram pelos direitos de entrar em uma universidade, votar, sair de casa desacompanhada e tantas outras conquistas. Fotografias históricas e ilustrações da época demonstram o quanto a sociedade mudou e o quanto aumentou o espaço conquistado pela mulher. “Falar para o público infantil sobre os direitos das mulheres é extremamente importante e ajuda a desenvolver uma percepção crítica sobre o espaço que ocupamos. O livro também possui sugestões paradidáticas para auxiliar professores na abordagem do tema”, explica Ana.
Neta do casal comunista Luiz Carlos e Maria Prestes, Ana Prestes é uma entusiasta dos projetos da Biblioteca, como o “Encontro com a Escritora” e “A hora do conto e da leitura”. “Minhas filhas nasceram em Belo Horizonte e desde pequeninas participam dos programas oferecidos. O Setor Infanto-juvenil foi o primeiro contato das duas com uma biblioteca. Lembro de carregar a Gabriela no bebê conforto, enquanto Helena participava das atividades. Acho o projeto a “Hora do Conto e da Leitura” fantástico. Cria uma relação não comercial da criança com o livro. Ali é tudo apropriado para esse público”, avalia a cientista social.
SERVIÇO
“ENCONTRO COM A ESCRITORA”, com Ana e Gabriela Prestes
Data: 23/09/2017
Horário: 10h às 11h
Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Setor Infanto-juvenil (Praça da Liberdade, 21 - Funcionários, Belo Horizonte/MG)
Telefone: 31 3269 1220 ou 3269 1223
Entrada: Gratuita
Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação

Incentivo à Cultura Comissão redefine cronograma dos editais de cultura em Sete Lagoas
Teatro e música Carroça Teatral amplia fronteiras com o lançamento do álbum “Vozes de um Povo”
Teatro Sete Lagoas recebe oficina gratuita de contação de histórias no Quintal Boi da Manta
Patrimônio histórico Prefeitura realiza restauro do Museu Histórico Municipal aguardado há várias décadas
Literatura Fabrício Carpinejar ensina a se desapegar do que faz mal no livro 'Deixe Ir', que será lançado em BH
Música Concerto de 15 anos da Orquestra Jovem de Sete Lagoas tem nova data e endereço Mín. 20° Máx. 30°
