Fortuna de Minas está se destacando na criação de búfalos. Já faz um tempo que esses animais vem ganhando espaço nas fazendas. O leite de búfalo é um negócio promissor que conquistou pecuaristas. Segundo a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o município tem a 3ª maior produção mineira do animal.
A família do produtor rural Rildo Fonseca é a primeira do município a investir na criação há mais de 40 anos. A fazenda tem 150 animais que produzem 1200 litros de leite por dia. Segundo Rildo, a vantagem é a valorização dos produtos, uma vez que a muçarela e os queijos tem sabor refinado, além de ter um preço um pouco melhor.
Outra característica do búfalo, ao contrário do que muita gente pensa, segundo o produtor rural Ângelo Freitas o animal é bastante dócil. O leite da fazenda vai direto para a fábrica de laticínios da família, onde é fermentado e vira muçarela, tendo uma produção média de 70 kg por dia. Para a empresária Adelaide Freitas o produto é mais adocicado, fina e suave.
Também o produtor rural Paulo Fonseca trabalhou muito tempo com gado e há oito anos decidiu mudar para a criação de búfalos. Daí, então, de acordo com ele o faturamento dobrou. O seu rebanho tem 200 animais, sendo que o leite vai para uma indústria mineira. Ele tem planos de crescimento: “Eu penso em tirar uns 1500/2000 litros aqui na propriedade. Estou feliz! É um animal muito dócil e apaixonante o búfalo.”, ressalta.
Da Redação
Mín. 9° Máx. 24°