
Os 115 anos de nascimento de Carlos Drummond de Andrade, nosso poeta maior, ganham farta programação realizada no Circuito Liberdade, especialmente na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e na Arena do Rainha da Sucata. Nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, o Sempre Um Papo promove o #Drummond115, com o patrocínio da Codemig, do Governo de Minas Gerais e apoio cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria de Estado da Educação, Servas, Biblioteca Pública Estadual, BDMG Cultural, Circuito Liberdade e Iepha. Todas as atividades são gratuitas.
Estão previstas diversas atrações culturais. A maioria das atrações do #Drummond115 irá acontecer na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e na Arena do Rainha da Sucata, no Circuito Liberdade. “Blitz Literárias” e intervenções artísticas vão percorrer outros pontos de Belo Horizonte. Produzido pela Rubim Produções, o evento foi desenvolvido com base em quatro grandes abordagens: cultura, educação, gastronomia e Inclusão social.
CULTURA - A programação inclui apresentações de teatro, dança, música, leituras, recitais, debates e intervenções artísticas na Praça da Liberdade, Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e na Arena do Rainha da Sucata. Destaque para a palestra do jornalista e escritor Humberto Werneck, que vem escrevendo uma biografia do poeta. O evento, com o tema “Drummond e seu Tempo em Belo Horizonte”, acontece às 20h do dia 31/10, na Biblioteca Pública Estadual.
EDUCAÇÃO – Também está prevista a realização de um concurso literário voltado a estudantes da rede estadual de ensino. Para participar do “Prêmio Versões de Drummond nas Escolas”, o jovem deverá ler a crônica “Furto de Flor” e, baseado nela, escrever um poema de próprio punho. Em seguida, deve gravar um vídeo fazendo sua própria leitura do poema e enviar, via Whatsapp, para a Comissão Julgadora. Serão escolhidos três ganhadores que concorrem a premiações em dinheiro.
INCLUSÃO SOCIAL – O Servas vai realizar 2 edições do projeto “2a Chance - Rodas de Leitura”, em presídios da Grande BH, com o biógrafo de Drummond, Humberto Werneck. Na sequência, o Servas irá sugerir que comarcas de todo o Estado, através do Sistema Prisional, levem professores e voluntários aos presídios, no dia 31, para leitura de poemas e conversas sobre a obra de Drummond.
GASTRONOMIA - Alguns restaurantes e bares de BH também irão participar, em apoio às diversas atividades do evento. Serão oferecidos diversos pratos e petiscos criados em homenagem a Carlos Drummond de Andrade e sua obra.
ENCERRAMENTO - O imortal Antônio Carlos Secchin é o destaque da conferência “O Segundo Drummond”, que encerra a programação do#Drummond115. O encontro, com o apoio do BDMG Cultural, terá entrada gratuita, sem necessidade de inscrição prévia, mas sujeito à lotação máxima de 60 pessoas. A conferência acontece às 19h30 do dia 1º de novembro, no auditório Marco Túlio do BDMG Cultural, na rua Bernardo Guimarães, nº 1600.
"Escritor: não somente uma certa maneira especial de ver as coisas, senão também uma impossibilidade de as ver de qualquer outra maneira."
Carlos Drummond de Andrade

Incentivo à Cultura Comissão redefine cronograma dos editais de cultura em Sete Lagoas
Teatro e música Carroça Teatral amplia fronteiras com o lançamento do álbum “Vozes de um Povo”
Teatro Sete Lagoas recebe oficina gratuita de contação de histórias no Quintal Boi da Manta
Patrimônio histórico Prefeitura realiza restauro do Museu Histórico Municipal aguardado há várias décadas
Literatura Fabrício Carpinejar ensina a se desapegar do que faz mal no livro 'Deixe Ir', que será lançado em BH
Música Concerto de 15 anos da Orquestra Jovem de Sete Lagoas tem nova data e endereço Mín. 19° Máx. 33°
