O Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE) em Inhaúma é uma das importantes atividades da Prefeitura local. De acordo com o diretor de Arrecadação e Tributos, Marcos Paulo Silva Alves, o abastecimento de água no município é feito através de poços artesianos. Segundo ele, na área urbana são 9 poços, enquanto que cada comunidade da zona rural conta com um ou dois.
O diretor Marcos Paulo explica que o tratamento da água é feito na ETA localizada na Manga, que por sua vez, vai para um reservatório central que está na Rua Modestino Cândido, de onde é distribuída para os bairros. “No momento de escassez de chuva, o nível do lençol freático no subsolo abaixa, o que faz com que a vazão de água seja reduzida. “Por isso, a grande importância da economia de água por parte das pessoas. Uma bomba que lançava 12/20 mil litros/hora de água, atualmente joga 8/9 mil litros. Contudo, é algo que a gente acredita que no período de chuva volte a normalizar.”, esclarece.
Marcos Paulo frisa que a parceria é importante. “Ao mesmo tempo que precisamos melhorar a captação e o abastecimento, também é necessária a conscientização da população. Cabe ao contribuinte entender que a água é um recurso finito, que pode acabar. Então se conscientizamos desde o menor até o maior, vamos conseguir superar essas crises e adversidades.”, acredita.
Para Marcos Paulo, mesmo no período chuvoso, não podemos acomodar. “Precisamos continuar com a campanha para a economia, porque o amanhã não sabemos como vai ser. E a população tem crescido. Pelo último senso do IBGE, são 6.200 habitantes em Inhaúma. Esse número aumenta nos finais de semana, o que demanda maior gasto de água.”, adverte.
Segundo o diretor, o prefeito Juninho tem buscado parcerias com o objetivo de melhorar ainda mais o abastecimento no município. “Ele esteve na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Montes Claros há alguns dias e conseguiu um recurso para a tubulação, a fim de ampliar o abastecimento, tanto na área urbana, quanto na zona rural. Mas reforçamos que sempre precisamos do apoio e contribuição da população.”, enfatiza.
Marcos Paulo conta que há a ideia de uma campanha com participação do “Parlamento Jovem de Inhaúma” nas escolas, inclusive com blitz educativa, para que a temática seja levada à comunidade. “Os alunos de hoje são os adultos de amanhã que irão gerenciar suas casas e suas contas. Portanto, começando desde agora, se tornarão melhores adultos e mais conscientes! Água é vida! Sem ela não sobrevivemos. Nesse sentido, trabalhamos para obter a cada dia, qualidade na captação, abastecimento e distribuição de água. E essa é a palavra do prefeito Juninho: estamos aqui para servir o povo!”, finaliza.
Da Redação
Mín. 9° Máx. 24°